PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

13 DE MARÇO DE 2018

Escola do Legislativo abre inscrições para 5 cursos


Atividades terão como temas: "Como se portar em processos seletivos", "Plano Diretor", "Política participativa", "Riscos da internet" e "Cerimonial e protocolo público".



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Laura Leite Salvar imagem em alta resolução


A Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba está com inscrições abertas para cursos e palestras. As atividades serão realizadas em abril e abordam os temas "Como se portar em processos seletivos", "Plano Diretor", "Política participativa", "Riscos da internet" e "Cerimonial e protocolo público".

Em parceria com a Oji Papéis Especiais, a palestra "Como se portar em processos seletivos" será ministrada por Mariana Ricci e realizada no dia 4 de abril, com início às 14h e duração de duas horas. A inscrição pode ser feita no site até o próximo dia 2.

Em continuação ao minicurso sobre Plano Diretor,o Tema II trará para a Câmara, em parceria com o Observatório Cidadão, uma discussão sobre o instrumento EIV – RIV (estudos de impacto de vizinhança como contrapartida para projetos de regularização fundiária), com o professor Eduardo Salgado Marconi, também arquiteto e urbanista. No mesmo evento, Marconi falará ainda sobre "Requalificação urbana e patrimônio histórico".

As inscrições ficam abertas no site até 5 de abril. O debate, voltado a acadêmicos, lideranças comunitárias, gestores de políticas públicas, organizações não-governamentais e instituições, ocorrerá no dia 10 de abril, das 14h às 17h.

"Política participativa: jogando agora para construir o amanhã" discorrerá sobre educação. O evento é o segundo do conjunto de quatro oficinas promovido pelo grupo "Fast Food da Política", que tem a proposta de ensinar política na mesma velocidade em que se come um hambúrguer.

Coordenado por Matheus Magalhães, colaborador do "Fast Food da Política", a proposta busca levar aos participantes o entendimento das regras do sistema político municipal, ensinando caminhos para a participação no Poder Público. O evento também terá a participação de Michelle Camille Barreto.

O objetivo das oficinas é promover a aproximação entre cidadãos e o Poder Público, despertando um novo olhar das pessoas para a política participativa, por meio de um aprendizado lúdico atrelado ao acesso a informações sobre as estruturas e os processos do sistema político.

A oficina será realizada em 16 de abril, das 14h às 17h. A inscrição pode ser feita no site até o próximo dia 12.

No dia seguinte, das 19h30 às 21h30, o cientista da computação Clayton Lotar falará dos riscos da internet, com abordagens sobre ataques cibernéticos, golpes de comércio eletrônico, uso seguro da rede, "ransomware" e "phishing", segurança criptográfica, senhas, proteção de dados, mecanismos de segurança, a importância do backup, programas antivírus e privacidade. A inscrição fica disponível no site até 13 de abril.

Com duração de seis horas, o curso "Cerimonial e protocolo público" será ministrado pelo diretor do Departamento Cerimonial da Câmara, Luciano Junior, e ocorrerá no dia 18 de abril, às 9h. A inscrição pode ser feita até o próximo dia 13, no site da Escola do Legislativo.

Luciano falará sobre organização, planejamento e execução de solenidades e acontecimentos, ordem de precedência nas esferas municipal, estadual e federal, posição de bandeiras, execução de hinos, símbolos nacionais, "receptivo" e "protocolar", plano e composição da mesa, formas de tratamento e trajes.

O cerimonialista também é o responsável pela condução do curso "Mestre de cerimônia: a arte de falar em público", com incrições que vão até 6 de abril.

A ESCOLA - A Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba foi criada pelo decreto 63/2014, de autoria do ex-vereador João Manoel dos Santos, e tem por objetivo a realização de ações voltadas à educação para a cidadania, difusão cultural, capacitação de agentes políticos e lideranças comunitárias, capacitação e atualização de corpo técnico, servidores e vereadores. Atualmente, é dirigida pela vereadora Nancy Thame (PSDB) e coordenada pelo diretor do Departamento de Documentação e Arquivo, Fábio Bragança.



Texto:  Lucas Lima
Supervisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Escola do Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas