05 DE DEZEMBRO DE 2018
Solenidade promovida por André Bandeira foi realizada no salão nobre, na tarde desta quarta-feira.
Entrega da Medalha Prudente de Moraes ocorreu no salão nobre, na tarde desta quarta-feira
Instituída pela Câmara de Vereadores de Piracicaba em 2014, a "Medalha Prudente de Moraes" reconhece estudantes que se destacaram, ao longo do ano, nas redes municipal e estadual de ensino e nos colégios particulares de Piracicaba. Aluno do sétimo ano da Escola Estadual Professora Juracy Neves de Mello Ferracciú, Enrico Bacchim Guardia, 13, foi um dos contemplados com o prêmio em 2018.
Imagina se a avó Madalena Bacchim, 77, estava feliz? "Muito, muito. Tenho um orgulho muito grande dos meus três netos. Fiz questão de vir, estou muito orgulhosa mesmo", disse a aposentada, com um largo sorriso, ao final da solenidade de entrega da medalha, realizada no salão nobre da Câmara na tarde desta quarta-feira (5).
Assim como ela, familiares e professores expressaram alegria e emoção ao lado dos alunos homenageados a cada nome chamado para receber a medalha e um certificado das mãos do vereador André Bandeira (PSDB), autor do decreto legislativo que deu origem à premiação.
O pai de Enrico, Émerson Diógenes Guardia, chamou a atenção para a dimensão do reconhecimento dado pela Câmara aos alunos que se destacam nos estudos. "Este foi o primeiro passo; acho que será muito bom para ele no futuro", disse o gerente de vendas. "Ficamos muito contentes. E agradeço ao André Bandeira, que criou essa medalha. Ela é um estímulo a essas crianças, que pensam: 'Se eu consigo isso, no ano que vem vou tentar outra coisa'", completou.
Émerson também enalteceu o papel da escola Professora Juracy Neves de Mello Ferracciú na conquista. "Não há do que reclamar, ela dá todo o apoio de que ele precisa. E nós também estamos sempre juntos, acompanhando, dando total apoio aos professores. A gente fala: se o Enrico não fizer a coisa certa, eles têm que avisar a gente, porque são uma espécie de pais lá."
"Muito feliz" com a medalha no peito, Enrico, que é fã de matemática, contou os planos que têm para o futuro. "Quero entrar em algum concurso de física para trabalhar na área mais para a frente", comentou.
Antes, durante a solenidade, o comandante do Tiro de Guerra de Piracicaba alertou sobre a importância de não parar de estudar, a partir do exemplo do patrono da Câmara e primeiro presidente civil do Brasil, que dá nome à medalha entregue aos estudantes.
"Prudente de Moraes chegou à Presidência porque persistiu. E hoje, muitas vezes, falta às pessoas a crença de que são capazes. No Tiro de Guerra, todos os anos recebemos mais de mil jovens. E quando perguntamos sobre os estudos, muitos falam: 'Já terminei'. Com 18 anos um jovem falar isso me assusta", disse o subtenente Luiz Fernando Barbosa Ferreira.
"O estudo e o conhecimento não se esgotam. Terminar o ensino médio é somente uma fase; vocês estarão começando a ter condições de buscar uma vaga no mercado de trabalho. Não desistam dos seus sonhos", acrescentou o militar.
André Bandeira usou o exemplo de sua família para endossar a fala de Barbosa. Caçula entre três irmãos, ele, embora tenha começado a trabalhar com 13 anos, foi o único a dar continuidade aos estudos, chegando até a pós-graduação. “Nunca é tarde para estudar. Temos que sempre estar nos aprimorando. O Brasil só vai conseguir galgar degraus com mais educação, valorizando os professores e dando melhor estrutura a eles e aos alunos”, afirmou.
O autor da solenidade disse que o prêmio concedido anualmente pela Câmara deve representar para os estudantes uma informação a ser acrescentada no currículo. "É um reconhecimento muito grande. Vocês foram indicados pelas suas próprias escolas, algumas com mais de mil alunos", observou.
Diretor da Etec Coronel Fernando Febeliano da Costa, Klauber José Marcelli aconselhou os estudantes a cultivar uma mentalidade vencedora e alimentar sonhos. Ele apontou também "a responsabilidade do Poder Público em conduzir um processo de fato qualitativo" no setor. "Educação é estratégica para a construção de um país melhor. Não se chega a lugar nenhum sem um investimento profundo nela."
Evelyn Soares da Mata, do Sesi 085, falou em nome dos homenageados. "Agradeço a todos os professores, que dão toda a estrutura suficiente para estarmos aqui; à Câmara, por essa oportunidade; e por tudo que cada centro educacional tem proporcionado para construirmos um futuro cada vez melhor."
Receberam a "Medalha Prudente de Moraes" em 2018 alunos de oito escolas estaduais (Professor Alcides Guidetti Zagatto, Professor Attílio Vidal Lafrata, Augusto Melega, Professor Dionetti Callegaro Miori, Professora Jaçanã Altair Pereira Guerrini, Professor José de Mello Moraes, Professora Juracy Neves de Mello Ferracciú e Professor Manasses Ephrain Pereira); de 15 escolas municipais: André Franco Montoro, Professor Aracy de Moraes Terra, Professor Benedito de Andrade, Professor Carlos Sodero, Professora Elizabeth Consolmagno Cruz, Professor Euclides Buzetto, Geraldo Bernardino, Professora Ida Francez Lombardi, Professor Irineu Umberto Packer, Professor José Pousa de Toledo, Manoel Rodrigues Lourenço, Professor Mário Boscolo, Nathalio Zanotta Sabino, Professor Taufic Dumit e Wilson Guidotti; dos colégios Cidade de Piracicaba (Anglo Cidade Alta), Salesiano Dom Bosco (Cidade Alta e Assunção), Épico, Vivo (Morumbi e São Vicente), Instituto Atlântico de Ensino, Instituto Baroneza de Rezende e Sesi 085; da Etec Coronel Fernando Febeliano da Costa e do Tiro de Guerra 02-028.
Também estiveram presentes na solenidade o primeiro sargento André Luiz Sanches, da Polícia Militar; a assessora de gabinete Teresinha Finguerut, da Secretaria Municipal de Educação; e o historiador Lucas Magioli, da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).
OS 34 ESTUDANTES HOMENAGEADOS
- Tiago Felipe Alves, da Escola Estadual Professor Alcides Guidetti Zagatto
- Débora Avelino dos Santos, da Escola Municipal André Franco Montoro
- Beatriz Gonçalves dos Santos, da Escola Municipal Professor Aracy de Moraes Terra
- Alfredo Canalle Danelon, da Escola Estadual Professor Attílio Vidal Lafrata
- Jorge Evangelista Gonçalves, da Escola Estadual Augusto Melega
- Christian Barbosa Rocha, da Escola Municipal Professor Benedito de Andrade
- Giovanna de Oliveira Geraldini, da Escola Municipal Professor Carlos Sodero
- Pedro Henrique Zotelle Coutinho, do Colégio Cidade de Piracicaba (Anglo Cidade Alta)
- Lucas de Lima Godoy, da Escola Estadual Professor Dionetti Callegaro Miori
- Ana Julia Maielli Pupin, do Colégio Salesiano Dom Bosco Cidade Alta
- Carlos Eduardo de Lima Chiquito, do Colégio Salesiano Dom Bosco Assunção
- Jonatas Henrique Pereira da Silva, da Escola Municipal Professora Elizabeth Consolmagno Cruz
- Nicole Ramos Costa, do Colégio Épico
- Maria Luiza Fracetto Costa, da Escola Municipal Professor Euclides Buzetto
- Vinícius Vaszate Silva, da Etec Coronel Fernando Febeliano da Costa
- Anna Júlia Ferreira Donegá, da Escola Municipal Geraldo Bernardino
- Nicolly Oliveira Domenciano, da Escola Municipal Professora Ida Francez Lombardi
- Leonardo Thomazini, do Instituto Atlântico de Ensino
- André Boscariol Rasera, do Instituto Baroneza de Rezende
- Isabela Aparecida Moraes, da Escola Municipal Professor Irineu Umberto Packer
- Leonardo Azevedo Ferreira, da Escola Estadual Professora Jaçanã Altair Pereira Guerrini
- Abner Olaia, da Escola Estadual Professor José de Mello Moraes
- Júlia Ribeiro Margiotta, da Escola Municipal Professor José Pousa de Toledo
- Enrico Bacchim Guardia, da Escola Estadual Professora Juracy Neves de Mello Ferracciú
- Izabella Contessa de Brito, da Escola Estadual Professor Manasses Ephrain Pereira
- Laís Moura dos Santos, da Escola Municipal Manoel Rodrigues Lourenço
- Ana Beatriz Berloni Araujo, da Escola Municipal Professor Mário Boscolo
- Eduardo Fernandes Sousa, da Escola Municipal Nathalio Zanotta Sabino
- Evelyn Soares da Mata, do Sesi 085
- Francine Teixeira Sampaio, da Escola Municipal Professor Taufic Dumit
- Samuel Pereira de Souza, do Tiro de Guerra 02-028
- Laura Marcelino Martins, do Colégio Vivo Morumbi
- Rafael de Matos Silva, do Colégio Vivo São Vicente
- Mateus Pinheiro, da Escola Municipal Wilson Guidotti