15 DE JUNHO DE 2018
José Luiz Ribeiro e Antonio Sérgio Guarnieri receberam homenagens dos vereadores Lair Braga e Ary de Camargo Pedroso Jr.
Solenidade ocorreu na noite de 15 de junho no Salão Nobre Helly de Campos Melges
A história dos homenageados pela Câmara nesta sexta-feira (15) é marcada por similaridade. Em momentos diferentes, ambos encararam a difícil rotina de lidar com o trabalho na roça, ainda na infância. Hoje reconhecidos em suas áreas de atuação, eles receberam a Medalha de Mérito Legislativo. São eles: o empresário Antonio Sérgio Guarnieri e o sindicalista José Luiz Ribeiro.
A homenagem ocorreu no Salão Nobre Helly de Campos Melges. A medalha a Ribeiro foi proposta pelo vereador Lair Braga (SD) no projeto de decreto legislativo 61/2017, aprovado na 65ª reunião ordinária de 2017. Já a medalha a Guarnieri foi solicitada por Ary Pedroso Jr. (SD) no projeto de decreto legislativo 67/2017 e sua aprovação ocorreu em 5 de março deste ano.
Sócio-fundador da Requiph Indústria e Comércio de Equipamentos Hidráulicos, Guarnieri agradeceu aos clientes e disse que a confiança de cada um deles colaborou para o fortalecimento da empresa. Ele também atribuiu o sucesso aos mais de 700 colaboradores pelo empenho e citou o sócio José Idalgo Rodrigues. Ao vereador Ary, demonstrou gratidão. "Nunca imaginei que um garoto que começou a trabalhar aos seis anos na roça estaria sendo aqui homenageado. Por mais que procure palavras, não as encontrarei. Mas prometo que vou rezar no dia a dia para que a sua família seja feliz", disse.
Emocionado, Ribeiro disse ter sentido a presença dos pais, já falecidos, pessoas humildes e sem estudo que lhe ensinaram a ter amor ao próximo. Ele citou a canção "No dia em que eu saí de casa”, de Zezé di Camargo e Luciano. “A vida é feita de desafios e oportunidades, mas não tem sentido se não pensarmos no próximo, não amar, não respeitar. Esta Casa de Leis e esta cidade são a minha vida. Tudo o que eu tenho, devo à cidade", declarou, ao relembrar as conquistas dos metalúrgicos no decorrer dos anos, que contribuíram para a dignidade dos trabalhadores da categoria, o programa odontológico Sorriso Cidadão e a implantação da Casa do Aposentado.
Ary Pedroso disse que esta é a primeira Medalha de Mérito Legislativo que concede em 21 anos de vereança. "Empresários, a cidade tem diversos. Pessoas boas, temos muitas. Mas, como vereador, entrego uma medalha a uma pessoa empreendera, que não perdeu a humildade, ama a cidade e, principalmente, que dá oportunidade ao próximo", disse o parlamentar, que destacou ainda a iniciativa de Guarnieri em acolher pessoas no primeiro emprego e em incluir no quadro de colaboradores pessoas com deficiência, antes mesmo de ser uma exigência da legislação.
Sobre a escolha de Ribeiro para a entrega da medalha, Lair Braga citou o bom relacionamento do homenageado nas frentes “capital” e “trabalho”. "O menino que veio da roça para a cidade, quem vem de uma família de censo cristão", disse, ao completar: "o governador Geraldo Alckmin lhe convidou assumir uma secretaria estadual porque viu um homem bem relacionado no chão de fábrica e com o empresário. A Hyundai só está aqui hoje porque o Sindicato dos Metalúrgicos é visto com bons olhos no Brasil e no exterior e por descobrir que patrão e empregado podem dialogar".
O vice-prefeito José Antônio de Godoy saudou os vereadores pela escolha dos nomes para receber as medalhas e comentou sobre a função da Casa de Leis. "Não me canso de parabenizar a Câmara e seus vereadores, porque é uma forma de reconhecimento da cidade, já que os vereadores representam nossa população", declarou Godoy.
Além das medalhas, Guarnieri e Ribeiro receberam homenagens das entidades Acipi, Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais, Associação dos Trabalhadores Metalúrgicos, Aposentados, Pensionistas e Idosos de Piracicaba, Santa Casa de Misericórdia, Simpespi e Ciesp.
Acompanharam o evento os vereadores Gilmar Rotta (PMDB) e Dirceu Alves da Silva (SD), o deputado estadual Roberto Morais, a diretora do Fórum de Santa Bárbara d’Oeste, Eliete de Fátima Guarnieri, o chefe de instrução do Tiro de Guerra, Luiz Barbosa Ferreira, o juiz de direito da 1ª Vara da Fazenda, Wander Pereira Rossette Jr., o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região, Wagner da Silveira, o Juca, e o gerente do Ministério do Trabalho, Antenor Varola.
OS HOMENAGEADOS – Piracicabano de 66 anos, Guarnieri está à frente da Requiph Indústria e Comércio de Equipamentos Hidráulicos Ltda desde 1985. Dedicou-se ao corte da cana-de-açúcar, colheita de milho, arroz, feijão e outros alimentos. Trabalhou ainda como ajudante de pedreiro, vendedor de livros, vendedor de bolachas, auxiliar em uma empresa de frios, ajudante de mecânico e aprendiz de torneiro mecânico. É casado com Lurdes, com quem teve os filhos Eliete, Sara e Fauzer.
Natural de Anhembi, Ribeiro atuou como vereador em Piracicaba por três mandatos (entre 2005 e 2015). De março de 2015 a 5 de abril de 2018, ocupou o cargo de secretário do Emprego e Relações de Trabalho (Sert), do Governo do Estado de São Paulo. No Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região, atuou como suplente de diretorias, primeiro-secretário, vice-presidente e presidente. É casado com Andressa Mascaro Ribeiro, com quem possui as filhas Maria Valentina e Maria Catarina.
(Assista no player à reportagem veiculada pelo "Jornal da Câmara".)