10 DE MAIO DE 2022
O vereador Paulo Camolesi (PDT) utilizou tempo regimental para enaltecer trajetória de estudante e apontar irregularidades ambientais no rio Piracicaba
Vereador Paulo Camolesi (PDT)
O vereador Paulo Camolesi (PDT) fez uso dos 10 minutos regimentais para ocupar a tribuna na 16ª reunião ordinária, ocorrida na noite desta segunda-feira (9). Em sua fala, apontou que as áreas de educação e meio ambiente são eixos temáticos pautados pelos coletivos do mandato e afirmou acreditar nos jovens como o futuro.
Camolesi apresentou e enalteceu a trajetória do piracicabano Rodrigo Pires, estudante de escolas estaduais - como Mello Ayres e Honorato Faustino -, aprovado no vestibular da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). Agora, avança em sua carreira ao ser admitido como técnico ambiental em concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), no Pará.
“Para mim, ter essa conquista foi incrível. Era o sonho da minha vida entrar como servidor no IBAMA e trabalhar pelo interesse público. E na área ambiental, que, para mim, é uma das áreas prioritárias no mundo hoje”, afirmou o estudante em vídeo exibido pelo vereador durante a fala. Para obter a aprovação, cujo processo contou com mais de 11 mil inscritos, Rodrigo ressaltou sua intensa rotina de estudos e incentivou os alunos a se dedicarem e seguirem seus sonhos.
Ainda no vídeo, o parlamentar enfatizou a importância dos estudos para mitigação da violência: “Nós vamos melhorar nossa juventude com educação”.
Paulo Camolesi exibiu, ainda, imagens que denunciavam a mortandade de peixes no Rio Piracicaba por agentes químicos nas águas, bem como o assoreamento do Ribeirão Piracicamirim, alertando sobre o perigo da ação das chuvas na terra solta. “O povo vem nos perguntando, então nós soltamos aqui esta preocupação, de gente que observa e já conhece um pouco da natureza”, completou.
O parlamentar aproveitou para sugerir a verificação das situações aos vereadores componentes da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além de propor intervenções da secretaria responsável.
A fala pode ser conferida na íntegra no vídeo acima.