
27 DE NOVEMBRO DE 2018
Os locais sofrem com o descarte irregular de lixo em áreas verdes, e em um deles há a presença de cobras e escorpiões
Vereador visitou os locais para verificar a situação em que as áreas verdes se encontram
Na manhã desta terça-feira (27), o vereador Dirceu Alves (SD) acolheu demandas nos bairros Jardim Taiguara e Jardim Maria Helena, ambos apresentaram descarte irregular de lixo em áreas verdes.
O parlamentar e Romulo Blasig, chefe do setor de gerenciamento em resíduos da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), verificaram os locais a pedido de moradores.
No Jardim Taiguara, na rua das Jazidas com a rua Eduardo da Costa Sampaio, encontra-se uma área verde abandonada, com mato alto, parque para crianças e campo de futebol em condições precárias. O local está à margem do rio Corumbataí, onde há lixo composto por entulhos, roupas, comidas e objetos perigosos como vidros. Além do esgoto estar parado e haver erosão no ambiente.
A moradora e líder comunitária, Dora Silva, relatou que “as crianças costumam brincar nos brinquedos sem condições”, além de esclarecer que a área possui cobras e escorpiões. “Isso aqui está esquecido”, comentou.
Dora já chamou a empresa Águas do Mirante para arrumar o esgoto atrás do campo. Ela conta que o “cheiro estava tão forte, que ninguém aguentava ficar lá”.
A visita realizada no Jardim Maria Helena, na rua José Bessi com a rua Olegário Malagueta, há o mesmo problema. “Jogam lixo dentro do ribeirão e por tudo”, comentou a moradora Maria Goreti Amaro Ferreira, que possui um comércio em frente ao terreno que se trata de uma área institucional, já que se encontra próximo a um ribeirão. O terreno está cercado de entulhos.
Romulo Blasing tentará resolver os casos na próxima semana, levando máquinas ao local para a retirada dos entulhos.
O vereador declarou como estado de emergência, pois “não é lugar para descartar lixo. Há lugar certo para isso”.