27 DE SETEMBRO DE 2019
O vereador Paulo Serra destacou a importância da data, celebrada no mês de setembro: 26 (nacional) e 30 (internacional)
Dia Nacional dos Surdos é referendado na Câmara de Piracicaba
Na 54ª reunião ordinária de ontem (26), o vereador Paulo Serra (CID) solicitou Pela Ordem, para registrar o Dia Nacional dos Surdos, 26 de setembro.
O parlamentar ressaltou o principal objetivo da data, na reflexão sobre a importância da inclusão das pessoas auditivas na sociedade, em data oficializada por intemédio do projeto de lei 11796/2008, onde a escolha da data é uma homenagem à primeira escola de surdos, criada no Rio de Janeiro, em 1857 , no Instituto Nacional de Educação de Surdos.
Serra citou que uma das principais conquistas dos surdos ao longo dos anos foi o reconhecimento nacional de Libras (lingua brasileira de sinais), através da lei 10436/2002 e do decreto lei 5626/005.
Atualmente estima-se que existam 45 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência.
No dia 30 de setembro também se celebra o Dia Internacional dos Surdos, sendo que o azul é a cor referencial para esta comunidade.
A explicação se remonta em um ato comum durante a 2ª guerra mundial, quando os nazistas identificavam todos os deficientes com uma faixa azul no braço.
Paulo Serra finalizou suas considerações parabenizando a todos, com ênfase ao muito ainda a ser conquistado em nome dos surdos.