PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE ABRIL DE 2018

Dia e Semana de Confraternidade com Israel podem criados na cidade


Projeto de lei do vereador Rerlison Rezende foi aprovado nesta segunda-feira e irá retornar para nova apreciação dos parlamentares



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


A Câmara aprovou o projeto de lei 32/2018, que institui em Piracicaba a Semana e o Dia Municipal da Confraternidade com o Estado de Israel. A propositura é de autoria do vereador Rerlison Rezende (PSDB), foi aprovada em primeira discussão nesta segunda-feira (9), na 18ª reunião ordinária, e precisa ser novamente apreciada pelos parlamentares.

Segundo o projeto, a Semana Municipal deverá acontecer sempre na semana do dia 14 de maio, data comemorativa da criação do Estado de Israel pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Da mesma forma será lembrado o Dia Municipal.

A justificativa do projeto cita questões históricas relacionadas ao povo de Israel, que diante das dificuldades nas terras lusitanas imigrou-se para o Brasil.  “Assim, aqui estabeleceu-se a primeira comunidade judaica das Américas, quando judeus sefarditas e cristãos novos (judeus forçados pela Inquisição à conversão ao Catolicismo Romano) aqui chegaram em grande número”, diz o texto.

O projeto diz ainda que o Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer o Estado de Israel. “Em 1951 foi criada a Legação do Brasil em Tel Aviv, elevada, em 1958, à categoria de embaixada. Também em 1951, Israel inaugurou sua Embaixada no Brasil no Rio de Janeiro, sendo, posteriormente, transferida para Brasília.”

Rerlison destaca que Brasil e Israel compartilham uma longa história de intercâmbio nas áreas técnica, científica e tecnológica. “Desde os anos 1960, Israel contribui para o desenvolvimento da agricultura do semiárido, por meio da difusão de técnicas de irrigação em regiões do nordeste brasileiro.”



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Rerlison Rezende

Notícias relacionadas