30 DE OUTUBRO DE 2014
Criação da data, que remete ao primeiro jogo disputado pelo time, em 1913, é uma iniciativa do suplente Luís Beltrame, ex-presidente do XV de Piracicaba.
Os fãs do XV de Piracicaba não vão comemorar mais somente gols, vitórias e títulos. A partir de agora, todo ano, em 16 de novembro, eles também celebrarão o "Dia do Torcedor Quinzista". A iniciativa partiu do suplente de vereador Luís Beltrame (PPS), autor do projeto de decreto legislativo 46/2014, aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira (30).
Segundo João Luiz de Almeida, historiador do clube, foi nessa data, em 1913, que o time disputou sua primeira partida, já com a presença de torcedores e simpatizantes. A estreia nos gramados ocorreu um dia depois de o Esporte Clube XV de Novembro ser fundado.
Beltrame recorda que a saga dos apoiadores quinzistas remete ao início da década de 1910, quando marcavam presença no estádio "Roberto Gomes Pedrosa", apelidado de "Robertão, Panela de Pressão", que foi construído com a ajuda dos próprios torcedores, em resposta ao pedido feito pelo então prefeito Luiz Dias Gonzaga, para que a equipe pudesse jogar a primeira divisão estadual.
O suplente de vereador, que foi presidente do XV de Piracicaba, destaca que "é imprescindível frisar a importância que a torcida possui no futebol, quando o foco está voltado ao amor incondicional ao clube. O idealismo é o combustível de quem torce tanto para uma equipe e, muitas vezes, não consegue explicar o porquê".
"Os torcedores são como uma família e estão juntos nas vitórias e derrotas, unidos por um só grito, que é o melhor e mais original de um time de futebol do Brasil", afirma Trevisan. "Seja no estádio Barão da Serra Negra ou fora dele, seja "Esquadrão", "AR-XV", "Super Raça Quinzista", "Torcida São Dimas", "Torcida Unidas do XV", "Metal XV" ou o torcedor solitário, não importa: para os torcedores piracicabanos, o que importa é torcer pelo XV até morrer", completa o vereador.