01 DE ABRIL DE 2014
Projeto de lei é de autoria de vereador, que enumerou ações
"O autismo é muito mais comum do que se pensa", declarou parlamentar
Na última semana, o Diário Oficial de Piracicaba publicou a lei 7.857, de 25 de março de 2014, que institui o 2 de abril como Dia da Conscientização do Autismo em Piracicaba. A lei surgiu a partir de projeto 11/2014, do vereador André Bandeira (PSDB), que durante a reunião ordinária de segunda-feira (31) descreveu as iniciativas que irão marcar a data.
Segundo Bandeira, há mais crianças com autismo do que a soma da população infantil com Aids, diabetes e câncer. São 70 milhões de casos no mundo e mais de dois milhões no Brasil.
As ações no dia 2 de abril foram criadas pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2007. "A campanha é para que exista, na sociedade, mais suspeita, mais diagnostico, mais tratamento, mais respeito e menos preconceito", disse o vereador.
No mundo, os prédios são iluminados de azul para marcar a data. Em São Paulo haverá a Ponte Estaiada e, no Rio de Janeiro, o Cristo Redentor. A cor foi escolhida para designar o autismo por causa da prevalecência de casos no sexo masculino (na proporção quatro meninos para uma menina). "Ilumine também a sua casa, sua empresa ou um cartão postal de sua cidade. Vista uma camiseta ou qualquer outra peça azul nesse dia", incentivou.