03 DE MAIO DE 2019
Integrantes dos clubes da Igreja Adventista do Sétimo Dia receberam homenagem
Entregas dos diplomas de reconhecimento aconteceram na noite desta sexta-feira
Pela primeira vez, a Câmara realizou uma solenidade para lembrar o Dia dos Desbravadores e Aventureiros, na noite desta sexta-feira (3), no Salão Nobre Helly de Campos Melges. Proposto pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), o evento teve a intenção de enaltecer a atuação dos clubes da Igreja Adventista do Sétimo Dia que trabalham com a formação de valores em crianças e adolescentes na cidade.
No mundo, são aproximadamente dois milhões de desbravadores e um milhão de aventureiros, em 90 mil sedes, de 160 países. No primeiro caso, as atividades são direcionadas ao público entre 10 e 15 anos, enquanto no segundo são contempladas as crianças de 6 a 9 anos.
A Associação Paulista Sudoeste, da qual Piracicaba faz parte, conta com 165 clubes desbravadores, com 5.500 membros, além de 115 clubes de aventureiros, distribuídos em 2.500 membros. Na cidade, a estimativa é de 250 desbravadores, divididos em 13 clubes, e 400 aventureiros nos seis clubes.
Oficialmente, o Dia dos Desbravadores e Aventureiros é celebrado pelos adventistas em Piracicaba em 22 de abril, por ser na data, em 1972, que nasceu o primeiro clube, o Brasilíndio.
Alexandre Jeremias Antão, do Desbravadores Apocalipse, foi um dos escolhidos para receber o Diploma de Reconhecimento de Mérito da Câmara. “Compartilho essa homenagem com as pessoas que estão conosco o tempo todo, temos os desbravadores que saem de casa às 6h, pegam três ônibus para estar conosco nas reuniões. Isso é motivo de incentivo e nos mostra que estamos no caminho correto”, disse, ao informar ainda que em 2014 existiam quatro clubes na cidade, número que saltou para 13 em 2019.
Além de Antão, os desbravadores que receberam os diplomas de reconhecimento foram Danilo de Jesus Mandro (Águia de Fogo), Adilson Silvio Ambrósio (Arara Azul), Suellen Regina Souza Romero Leal (Atalaias da Alvorada), Suzana Zanin Souza (Melhorando o Mundo), Ricemar da Silva Feitora (Moriá), Adilton Pereira da Silva (Tigre Dourado), Guilherme Lopes Cavalheiro (Universo Sideral), Ivan Augusto Boffi (Vigilantes da Colina) e Leonildo Tertuliano (Brasilíndio). Do Clube de Aventureiros, a homenagem foi entregue a Ana Lúcia Paixão.
O vereador Pedro Kawai disse ter ficado lisonjeado com a escolha para propor o projeto de decreto legislativo 50/2018, que deu origem à solenidade, por meio do decreto legislativo 57/2018. “Na minha pequena história de vida, desde o berço, meu pai foi diretor-presidente da Casa do Bom Menino. Na minha vida pública, uso de todas as minhas forças e energias para que as crianças e os adolescentes tenham seus direitos assegurados. São sementes de terra boa, cabe a nós semeá-las”, declarou.
Diretor Departamental do Ministério Desbravadores e Aventureiros, o pastor Jeferson Silva explicou que há um ano os integrantes dos clubes procuraram o vereador Pedro Kawai para saber do seu interesse em propor a solenidade. “É dia todo especial, cheio de consideração e que valoriza esse ministério”, avaliou. Segundo Silva, os clubes exercem trabalho voluntário e “significativo papel no cuidado das relações da nova sociedade. E, sobretudo, carregam em seus corações a chama poderosa da palavra de Deus”.
Durante a solenidade, integraram a mesa dos trabalhos Josemar Ventura da Silva, pastor do Distrito Central de Piracicaba; Reinaldo Coutinho, pastor do Distrito Tiradentes; Dilermando Marques Moreira, pastor do Distrito Estação da Paulista; e Gustavo Terturiano, coordenador da Área Quatro.