PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE JUNHO DE 2012

Desafio das escolas é promover defesa do meio ambiente


Em mais uma palestra da Semana do Meio Ambiente 2012, organizada pelo vereador José Pedro Leite da Silva (PR), alunos de quatro escolas estiveram na tarde desta ter (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 Salvar imagem em alta resolução


Em mais uma palestra da Semana do Meio Ambiente 2012, organizada pelo vereador José Pedro Leite da Silva (PR), alunos de quatro escolas estiveram na tarde desta terça-feira, 5, no salão nobre “Helly de Campos Melges”, na Câmara de Vereadores de Piracicaba, para conhecer um pouco mais sobre a importância e os desafios do Rio Piracicaba. O desafio, agora, é levar estes conhecimentos para o dia-a-dia, papel não só dos alunos, mas também das equipes pedagógicas das unidades de ensino.

“É muito importante eles virem aqui, com certeza, mas a escola precisa sempre propiciar momentos para que os estudantes possam ter maior clareza sobre a defesa do meio ambiente”, diz Magno Fabiano Simões, intérprete de Libras da Escola Estadual Barão do Rio Branco, cuja participação aconteceu junto com as escolas estaduais Afonso José Fioravante, Comendador Mário Dedini e Morais Barros.

Para Magno, os educadores devem estar sempre atentos em explorar o tema através de palestras e aulas, “e aproveitando-se de momentos como este, oferecido na Câmara de Vereadores”, disse, enfatizando a importância da iniciativa do vereador José Pedro Leite da Silva (PR).

Kaly Castellucci, professora da escola Afonso José Fioravante, também observa que os estudantes precisam sempre ser alertados sobre a necessidade de defesa do meio ambiente. “Não se forma um aluno, ou qualquer pessoa, em apenas uma ou outra oportunidade, mas no conjunto de todo o processo educacional”, declarou. Ela disse que, além da atuação dos educadores, é importante a própria vontade dos estudantes. “Já existem alguns que sempre são mais disciplinados e interessados que outros”, diz.

Durante a sua apresentação, o vereador José Pedro Leite da Silva apresentou detalhes do Rio Piracicaba, desde a nascente à sua foz, passando pelos desafios de sua limpeza, sobretudo na necessidade de as cidades a jusante tratarem os esgotos domiciliares. “O grande desafio dos municípios é o tratamento de esgoto, porque onde há, as condições das águas são sempre mais favoráveis ao consumo”, finalizou.

Texto: Erich Vallim Vicente MTb 40.337
Fotos: Gustavo Annunciatto MTb 58.557



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Infraestrutura Urbana José Pedro

Notícias relacionadas