04 DE AGOSTO DE 2016
"Sou a favor da redução da maioridade penal porque, imagine, como fica a mãe de uma pessoa que foi assassinada por um menor", disse uma aluna do CIEE
Instrutores de Aprendizagem do CIEE participaram na manhã desta quinta-feira de mais uma edição do projeto Conheça o Legislativo
Alunos do projeto "Aprendizagem Legal" do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) participaram na manhã de hoje (4) do "Conheça o Legislativo", projeto desenvolvido pela Câmara de Vereadores de Piracicaba para mostrar de forma prática e didática o funcionamento do Legislativo Municipal.
O historiador e diretor do Departamento de Documentação e Arquivo, Fábio Bragança, iniciou os trabalhos detalhando o surgimento das câmaras municipais. "O rei português Don Afonso Henriques dividiu Portugal, como um quebra-cabeça, nomeando pessoas de confiança, chamados, posteriormente, de homens bons. Daí surgiu a figura do vereador", explicou. O advogado Bruno Didoné, do Departamento Jurídico, falou na sequência sobre a "Separação dos Poderes".
O "Aprendizagem Legal", de acordo com a professora Renne Oliveira, é desenvolvido pelo CIEE em parceria com as iniciativas pública e privada. "Eles (alunos) têm de 14 a 24 anos e estão inseridos no mercado de trabalho e atuam em empresas como a Caterpillar e Hyundai. Quando estão no CIEE recebem noções de cidadania e ética e, a visita de hoje, faz parte dessas orientações", destacou a docente da área de produção.
Henrique Melo é instrutor e nunca havia entrado em uma câmara municipal, somente tinha alguma noção "pela TV", disse ele. "Eu achei legal, é interessante, não imaginava que fosse assim", comentou.
Quando da discussão de um projeto fictício sobre a redução da maioridade penal, a aluna Camila de Oliveira Santos reiterou que é a favor da redução de 18 para 16 anos porque "muitos jovens são utilizados para serviços de aviãozinho (pessoa que vende drogas nas ruas)".
Giovani Giacomini, da área de administração, também foi a favor da redução da maioridade porque os jovens "são usados para fazer o trabalho sujo dos adultos".
Por outro lado, Adriele Oliveira Pereira utilizou o microfone durante o debate e afirmou ser contra a diminuição da idade porque "os adolescentes não recebem as mesmas oportunidades".
Ao final do Conheça os instrutores de aprendizagem do CIEE – por 13 votos favoráveis e 13 contrários- aprovaram o texto votando, de forma simbólica, pela redução da maioridade penal.
Escolas interessadas em participar do Conheça o Legislativo podem entrar em contato com a Câmara de Vereadores pelo telefone 3403-6500.