
29 DE MAIO DE 2018
Último encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (29)
Último encontro do curso Iniciação Política aconteceu nesta terça-feira (29)
O curso de Iniciação Política, desenvolvido pela Escola do Legislativo, encerrou as aulas com palestras que debateram eleições, partidos, cidadania, mídia e poder na tarde desta terça-feira (29). Renato Morgado e Marcelo Bongagna foram os palestrantes do encontro que reuniu 21 pessoas.
Gestor de projetos do Imaflora, uma das instituições que compõe o Observatório Cidadão, Morgado apresentou o tema "Política, eleições e partidos unindo a democracia à cidadania". Ele trouxe dados, coletados em 2016, que apontam a falta de confiança da sociedade em partidos políticos — dentre 15 instituições, os partidos são menos confiáveis para os brasileiros. "Para a população ter acesso ao Congresso é por meio de representação política. Isso se dá por meio dos partidos", argumenta.
Morgado ressaltou a importância desta discussão política em momento de crise. "A gente vive em uma sociedade que não educa para cidadania, por isso é importante o poder público assumir esse papel da educação. Especialmente agora devemos discutir o papel que os poderes exercem ou deveriam exercer", comenta.
Outro dado levantado pelo palestrante reforça a falta de representatividade no Congresso. Segundo ele, os jovens — que representam 50% da população — somam 3% no Congresso e as mulheres apenas 10,8%, além de autoridades majoritariamente elitizadas. "A mobilização da sociedade também é de grande importância para garantir uma política justa", afirma Morgado.
Bongagna, professor e segundo palestrante da tarde, trouxe o tema "Mídia, opinião pública e poder", com destaque para as fake news, que são as notícias falsas divulgadas e compartilhadas, principalmente, por meio das redes sociais.
O professor iniciou sua apresentação falando sobre poder e dominação, utilizados como link para a mídia. "O que influencia as pessoas é o tamanho do poder que elas tem nas mãos. A dominação ocorre por meio da influência", discorre.
Para ele, a mídia possui um intenso poder sobre a sociedade. "É enxergada como o quarto poder. Grande parte da imprensa impõe sua própria verdade como a única verdade", explica. Por meio dela, as fake news são propagadas. "Fake news é utilizar uma verdade para promover uma mentira", complementa Bongagna.
Para finalizar, ele deu dicas para identificar e evitar as notícias falsas. A checagem de fonte, pesquisas em outras fontes, desconfiança de notícias com números excessivos ou erros de ortografia, além de refletir a quem a notícia pode interessar, foram alguns pontos reforçados pelo professor.
Nancy Thame (PSDB), presidente da Escola do Legislativo, mediou as palestras e o debate com os alunos.
(Assista no player à reportagem veiculada pelo "Jornal da Câmara".)