13 DE NOVEMBRO DE 2018
Ação do Colégio Anglo Cidade Alta para celebrar o Dia Mundial da Gentileza levou alunos a distribuírem "Amorprazol" e "curativos do amor" na Câmara, nesta terça-feira.
André Bandeira recebeu alunos do Colégio Anglo Cidade Alta no Dia Mundial da Gentileza
De estetoscópio pendurado no pescoço, maleta na mão e jaleco branco, o doutor Vinicius Peruchi Ferraz de Arruda foi rápido no diagnóstico. Com a experiência que os 9 anos de idade lhe conferem, o garoto que sonha ser médico tirou do bolso o medicamento para curar males decorrentes da ausência de afeto e respeito.
A caixinha de "Amorprazol" ––primo distante do famoso comprimido ao qual se recorre quando a gastrite ataca–– foi prescrita para crises agudas de falta de gentileza. "É um remédio para a felicidade, que você deve tomar quando estiver triste", explicou o "doutor" ao "paciente" André Bandeira (PSDB).
Em visita ––com cara de consulta–– ao vereador na tarde desta terça-feira (13), o aluno do terceiro ano do Colégio Anglo Cidade Alta, junto com cinco colegas de outras turmas e mais quatro professores, usou de símbolos da medicina para lembrar o Dia Mundial da Gentileza. A Câmara foi um dos locais escolhidos pelo grupo para compartilhar a mensagem ––jornais da cidade e a Associação Ilumina também receberam a "comitiva médica".
"Estamos indo a vários lugares para poder espalhar gentileza e mostrar aos outros a importância dela para ser mais feliz: quanto você está triste, precisa de um pouco de gentileza", disse o aluno do segundo ano Pedro Henrique Santos, 7, o outro médico integrante do grupo que veio à Câmara.
Também componentes da equipe, os assistentes Isabela Carraro, 10, Letícia Rodrigues, 11, Gabriela Moreno, 8, e Rafael Fabian, 6, distribuíram caixinhas de "Amorprazol" (na verdade, latinhas personalizadas com confeitos de chocolate dentro) e "curativos do amor" para André Bandeira e funcionários da Câmara.
A iniciativa de celebrar o Dia Mundial da Gentileza com ações práticas e visitas a diversas localidades na cidade faz parte do projeto "O Líder em Mim", por meio do qual o Colégio Anglo Cidade Alta visa estimular a proatividade dos alunos e trabalhar neles valores que exaltam a coletividade e o espírito crítico.
Coordenadora da ação, a professora de inglês Cíntia Vitti Mazzotti diz que a comemoração da data pela escola desde 2015 consolidou-se numa experiência que os estudantes "carregam para a vida toda". A cada ano, um grupo é selecionado para fazer as visitas, num processo que inclui conversas com as famílias das crianças.
"Sair das paredes da escola e transpor o amor que eles têm para os demais lugares da cidade é formidável", comentou a educadora, que explicou como o tema é abordado em sala de aula.
"Orientamos os alunos a serem mais gentis no dia a dia, fazer coisas práticas, ajudar, sorrir, abraçar. Conscientizamos e os lembramos que gentileza não faz mal a ninguém, que eles vão levar para a vida inteira as boas práticas, espalhá-las para a família. É a 'sementinha' que estamos plantando", disse Cíntia, que esteve acompanhada das professoras Arlete Mendes, Marilva Pereira e Karina Ferraz.
André Bandeira, que é visitado no Dia Mundial da Gentileza pelos alunos do Colégio Anglo Cidade Alta desde o primeiro ano da iniciativa, reforçou que a experiência é "gratificante". "A cada vez trazem uma mensagem diferente, sempre voltada para a importância da gentileza. É bacana ver como isso é trabalhado de uma forma lúdica com essas crianças e como elas agem naturalmente", ressaltou.
O vereador contou que o cartaz com mensagens que recebeu no ano passado, por sinal, hoje está emoldurado num quadro afixado na parede de seu gabinete. "É muito importante ensinarmos a gentileza às crianças. Que sirva como exemplo para sermos uma sociedade melhor, mais respeitosa e gentil uns com os outros", afirmou.