PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

29 DE NOVEMBRO DE 2013

Corumbataí: fórum cobra união política em defesa do rio


Vereador José Aparecido Longatto (PSDB) quer criar um conselho fiscal para cobrar recursos do Estado em investimentos para defesa da micro-bacia do Corumbataí



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


A recuperação da bacia do Rio Corumbataí depende da união política das oito cidades abastecidas por estes mananciais. A unidade de ação dos municípios foi cobrada pelo vereador José Aparecido Longatto (PSDB) durante penúltima reunião deste ano do Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí, na manhã desta sexta-feira, 29, na Câmara Municipal de Charqueada. Na oportunidade, estiveram o prefeito José Henrique Piazza, e o presidente do Legislativo, vereador Mario Fermiano de Oliveira.

“Todos os municípios precisam trabalhar relatórios individuais sobre os problemas de abastecimento que os afetam”, disse Longatto. “Em seguida, faremos um relatório geral desta micro-bacia e iremos ao Governo do Estado de São Paulo cobrar recursos para serem investidos nestas demandas”, acrescentou o vereador, líder do governo na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Ele lançou a proposta da criação de um Conselho Fiscal para atuar junto ao governo estadual. “Precisamos também cobrar dos deputados que defendem o meio ambiente só em época de eleição e não nos ajuda nesta luta.” 

As reuniões mensais do Fórum Permanente foram retomadas em maio deste ano e já percorreram sete cidades. “Estávamos com dificuldade de conseguir apoio de Charqueada, mas agora tivemos o empenho tanto do prefeito quanto do presidente da Câmara”, destacou Longatto. Agora, o desafio do legislador é conquistar a parceria de Santa Gertrudes. “Umas das cidades que mais poluem os mananciais, por ser sede de diversas marmorarias”, disse ele, que semana que vem irá buscar apoio no município.

Presidente da Câmara de Charqueada, o vereador Mario Oliveira demonstrou-se preocupado com a situação dos mananciais. “Primeiramente, gostaria de pedir desculpas pela nossa falha em não aderir de primeiro momento deste trabalho do vereador Longatto, mas hoje é um dia importante porque estamos agora assumindo este compromisso de trabalhar junto com o Fórum Permanente”, disse Oliveira. Prova do apoio é que dos 11 vereadores da cidade, nove participaram do encontro.

José Henrique Piazza, prefeito de Charqueada, lembrou que, desde o início desta administração, em janeiro, trabalha em sintonia com a Casa da Agricultura, unidade da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo. “Estamos dispostos a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir o abastecimento de Charqueada, o que acaba contribuindo para toda a micro-bacia”, disse o prefeito Piazza.

O encontro do Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí contou com a participação dos vereadores Chico Almeida (PT) e Luiz Arruda (PV), além de representantes do vereador de Ipeúna, Diego Pinheiro; do vereador de Analândia, Rodrigo Balerini; e do vereador de Corumbataí, Gilson Donizete de Almeida.

NASCENTES – Desde o início do ano, a Casa da Agricultura realiza trabalho de identificação das nascentes dos rios Boa Vista e Água Branca, com o objetivo de criar ações de defesa. Foram detectados em torno de 20 proprietários rurais que precisam com terras em Área de Preservação Permanente (APP). “Após identificados, levamos a eles estratégias individuais de recuperação destas nascentes”, explica Melissa Sampaio, coordenadora da Casa da Agricultura. 

Em um estudo feito pela Coordenadoria do Meio Ambiente de Charqueada demonstrou que, entre 2000 a 2009, aumentou a demanda por água da cidade, que em uma década passou de 13 mil para 16 mil habitantes, mas a oferta hídrica não acompanhou este crescimento. Em uma década a retirada de água saiu de 35 litros/segundo e chegou a 47. 

“A situação do Boa Vista é tão crítica que, por falta de vazão, tivemos que antecipar a captação e atualmente toda a água que abastece Charqueada é retirada do Água Branca, o que nos dá insegurança de abastecimento”, finalizou Melissa Sampaio.

 

 



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Infraestrutura Urbana José Longatto

Notícias relacionadas