27 DE MARÇO DE 2020
O parlamentar destaca o drama dos comerciantes e o desespero da população frente à uma situação em que o município tem que seguir legislações superiores
Coronavírus: Pedro Kawai defende bom senso neste momento de crise
Na 15ª reunião ordinária de ontem (26), o vereador Pedro Kawai (PSDB), ocupou a Tribuna da Câmara, por cinco minutos regimentais, na condição de liderança partidária para considerar o momento de crise que o mundo está passando, em função do avanço exponencial do Covid-19, o Coronavírus, que já contaminou mais de meio milhão de pessoas.
"É uma situação complicadíssima. Temos de analisar, primeiro, o crescimento exponencial da contaminação, em que 1 contamina 4, depois 8, depois 16. Que daí chega no idoso, na pessoa com problema pulmonar, no diabético, levando-o à morte", disse.
Kawai também avalia o impacto que isso representa ao comércio, no fechamento de segmentos, o que poderia ter sido de forma gradativa, sendo que o governo do Estado tomou a frente e decidiu fechar e infelizmente o prefeito não pode mudar isso.
O parlamentar também explicou que um decreto municipal pode complementar, e não diminuir o que um decreto estadual determina.
"Não está no alcance de prefeito e vereadores mudar um decreto estadual. João Dória fez isso para brecar o crescimento exponencial. O que precisamos pensar é como vai ser a consequência disso", disse.
Pedro Kawai também considerou o colapso de atendimento na rede pública, a exemplo do que está acontecendo na Itália.
Para o vereador, quem está pagando o pato neste primeiro momento são os comerciantes, em que há os que pedem para fechar e outros para abrir.
"Infelizmente, em função das fake news, aumenta ainda mais o desespero da população. Neste momento temos de cobrar o Ministério da Economia, cujo site está com várias linhas de crédito para os pequenos empresários."
"Há que se mostrar o caminho para as pessoas buscarem esse socorro. Precisamos de direcionamento do Executivo, seja federal ou estadual. Temos que ter a mesma fala", concluiu o parlamentar.