
05 DE NOVEMBRO DE 2018
Maestro Jonson convidou turma do quinto ano para aprender sobre a função das câmaras municipais.
Visita à Câmara aconteceu na manhã desta segunda-feira
Alunos do quinto ano da Escola Estadual "Morais Barros", no Centro, participaram do programa "Conheça o Legislativo", da Câmara, na manhã desta segunda-feira (5). O convite foi feito pelo vereador Jonson Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB), com a intenção de apresentar aos jovens como funciona o Poder Legislativo piracicabano.
O estudante de história Felipe Pasqualino, estagiário do Departamento de Documentação e Transparência, mostrou aos alunos a origem das câmaras desde a organização territorial na Idade Média. Ele retratou o rei Afonso Henrique de Portugal, o início das câmaras municipais no Brasil e a instalação da Câmara de Piracicaba.
O servidor Bruno Didoné de Oliveira, também do Departamento de Documentação e Transparência, esclareceu as funções dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, explicou que o Congresso Nacional é composto por duas casas, o Senado Federal e a Câmara dos Deputados, e detalhou o processo de criação das leis e a importância delas.
Na sequência, os alunos participaram da simulação de uma reunião camarária, em que analisaram projeto de lei fictício sobre a proibição do uso de celulares em sala de aula, o qual foi rejeitado com 17 votos contrários e 9 a favor.
Contrária à proibição, a aluna Thais Rossi se posicionou na tribuna para esclarecer que "as crianças precisam levar o celular [à escola], pois, se não tiverem amigos, o aparelho pode ser uma companhia". Já Ana Clara Junguel adotou pensamento favorável ao projeto. "Não se deve levar o celular à escola. Sem ele pode haver mais opções para se enturmar, e os estudantes precisam esquecer o celular."
Maestro Jonson ressaltou "a alegria de receber os alunos no programa". "É primordial os jovens saberem como funcionam os poderes, já que serão o futuro e os protagonistas da nossa nação."
Ao final da visita, os alunos puderam ter contato mais próximo em relação ao que aprenderam, conhecendo o plenário "Francisco Antonio Coelho", onde são realizadas as sessões ordinárias todas as segundas e quintas-feiras, às 19h30.