09 DE SETEMBRO DE 2016
Estudantes de quatro cursos oferecidos pelo CIEE participaram do Conheça na manhã desta sexta-feira (8), no salão nobre do Legislativo
Conheça o Legislativo com os alunos do CIEE
O funcionamento teórico e prático da Câmara de Vereadores de Piracicaba. É esse o objetivo do programa “Conheça o Legislativo”, criado há mais de 07 anos para mostrar aos alunos, dos ensinos médio e fundamental, o trabalho desenvolvido pelos vereadores.
Na manhã desta sexta-feira (8), cerca de 120 estudantes dos cursos de Produção, Comércio e Varejo e Arco Administrativo do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) foram recebidos pelo diretor do Departamento de Documentação e Arquivo, Fábio Bragança, que explicou o surgimento das câmaras municipais no Brasil. “A Câmara de Piracicaba foi instalada em 11 de agosto de 1822. Naquela época não tinha separação dos poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário -, o vereador tinha poder de polícia e mandava prender o sujeito que cometesse crime”. De acordo com Bragança, quem transgredisse a lei, à época, era açoitado em praça pública num pelourinho “para servir de exemplo à população”.
Eduardo Sândalo Broggio, de 20 anos, aluno do curso de Produção, veio pela segunda vez à Câmara. Para ele o programa é importante para “conscientizar as pessoas a mudar”, principalmente na escolha de candidatos que postulam cargos políticos.
Também pela segunda vez que vem ao Legislativo participar do programa, Camila Franco, que cursa Psicologia, destacou a "oportunidade" que o CIEE proporciona ao trazer os alunos à Câmara de Vereadores. "O processo político a gente não aprende na escola, tanto é que estou aqui novamente".
Jonathas Justino é orientador da instituição e já trouxe algumas turmas à Câmara, a exemplo de hoje. Para ele o CIEE não tem a missão só de "capacitar profissionalmente, mas, sim de fazer com que os estudantes conheçam seus direitos enquanto cidadão".
Na terceira e última parte, os alunos são convidados a discursar na tribuna sobre um tema proposto pela organização. Nesta sexta, a redução da maioridade penal foi debatida entre os estudantes, sendo que a maioria rejeitou a proposta de diminuir de 18 para 16 anos a idade mínima para uma pessoa ser presa no país.
Escolas interessadas em participar do Conheça o Legislativo podem entrar em contato pelo 3403-6500.