13 DE NOVEMBRO DE 2018
Ao visitar local, vereador reforçou reivindicações e acolheu demandas de comerciantes
Vegetação alta dificulta caminhadas e contribui para a proliferação do carrapato-estrela
A pedido de moradores e comerciantes, o vereador Lair Braga (SD) esteve na região da Rua do Porto na manhã desta terça-feira (13), a fim de verificar a situação de algumas demandas já reivindicadas pelo parlamentar para manutenção do local, um dos principais pontos de concentração de turistas de Piracicaba.
Tema de seu requerimento 545/2018, aprovado em outubro, Lair verificou parte da orla da Rua do Porto. Na avaliação do parlamentar, o Poder Público abandonou o local. A vegetação alta dificulta caminhadas, contribui para a infestação de carrapato-estrela (hospedeiro da bactéria causadora da febre maculosa), necessitando de limpeza e poda de árvores. “Como é que um turista vai caminhar por aqui?”, questiona Lair Braga.
Há 70 anos morando na Rua do Porto, Maria Alaíde Pecorari, que também é dona do Restaurante Arapuca, reclama da falta de manutenção da orla, que fica em frente ao seu comércio. “Cada comerciante faz a sua parte, mas nem tudo cabe ao comerciante, e sim à prefeitura e suas secretarias”, afirma Alaíde, que também reclamou da iluminação precária e da falta de segurança, e pede uma ambulância de plantão na Rua do Porto, principalmente aos fins de semana.
Em outro restaurante, o Dezoito´s, na altura do número 1891, uma árvore grande traz risco de quedas dos galhos secos em cima do estabelecimento. Segundo a proprietária, Raquel Aparecida Fessel, alguns galhos já caíram em cima do carro de outro comerciante. Ela se disse preocupada com os riscos aos turistas, em momentos de chuva e ventania.
Fechado há pelo menos três anos, segundo comerciantes, os banheiros públicos na Rua do Porto também já foram tema de requerimento de Lair Braga. Por causa disso, os atletas que utilizam o campo de futebol ao lado recorrem aos restaurantes, lembrou Lair Braga.
A placa afixada nos portões que fecham os banheiros traz comunicado da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) pedindo desculpas pelo fechamento temporário e informa que estarão tentando deixá-lo em ordem para melhor atender a população.
Após ouvir as demandas da população, Lair Braga afirmou que reivindicará novas melhorias para a região, além de reforçar os pedidos já solicitados anteriormente.