26 DE OUTUBRO DE 2022
Nove comerciários receberam a homenagem; destaque foi para a importância da categoria para a economia
Cerca de 10 mil comerciários atuam em Piracicaba; autoridades destacaram importância da classe para a economia
A Câmara Municipal de Piracicaba prestou homenagem, nesta quarta-feira (26), a nove comerciários representantes da categoria, em solenidade realizada no Salão Nobre da Casa. A celebração ao Dia do Comerciário foi proposta pelo vereador Pedro Kawai, através do requerimento 558/2022. A data foi instituída no calendário oficial do município através do decreto legislativo 37/2013.
Foram homenageados os comerciários: Ana Paula da Cruz, Raldemiro Leandro de Campos Almeida, Cilene de Macedo, Ananias do Nascimento, Fabíola Vanucci Hara, Camilla Brito Mariano Leal, José Rodrigo Capucin, Samira Aparecida Arus Alcarde e Marcos Roberto de Oliveira.
Na solenidade, a mesa de honra foi composta, além do autor da homenagem, pelo vice-presidente da Câmara, vereador Acácio Godoy, pelo presidente do Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio de Piracicaba e Região), Vitor Previde, pelo suplente da diretoria da Fecomerciários (Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo), Roberto Previde, pela diretora de Educação, Cultura e Formação do Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba), Vanessa Lanes, pelo vice-presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Jorge Aversa Jr. e pelo presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Piracicaba), Reinaldo Pousa.
Importância para a economia - O vereador Pedro Kawai lembrou que o comerciário muitas vezes representa a própria empresa onde trabalha, o produto e o atendimento que ela possui. “O comerciário apresenta tudo o que tem no seu local de trabalho como o melhor. Ele carrega o nome da empresa”, destacou. “Trago minha admiração, meu respeito e o meu compromisso de levar a importância do setor comerciário para todos os cantos do mundo. Vocês são a energia que carrega a economia”.
O vice-presidente da Câmara, vereador Acácio Godoy, salientou que a homenagem tem muito valor e que é difícil encontrar uma família em Piracicaba que não tenha um comerciário. “Algumas profissões são ministérios porque lidar com o ser humano não é fácil e vocês tem talento, paciência, calma. Vocês realizam sonhos e representam uma categoria forte para Piracicaba”, colocou.
O presidente da CDL, Reinaldo Pousa lembrou do período difícil da pandemia, em que os comerciários continuaram trabalhando. “Obrigado por tudo o que fizeram e continuam fazendo pelo comércio de Piracicaba”, disse. O vice-presidente da Acipi, Jorge Aversa Jr., avaliou que o período da pandemia serviu para mostrar a importância dos comerciários para a economia. “São mais de 10 mil comerciários em Piracicaba. Talvez nós sejamos a força motriz mais importante da cidade. O comerciário é uma classe que tem que ser reconhecida, os profissionais têm que entrar querendo ser promovidos e fazer carreira no comércio”, ponderou.
Para o representante da Fecomerciários, Roberto Previde, os homenageados poderão demonstrar, após a solenidade, que são valorizados como comerciários. O presidente do Sincomerciários, Vitor Previde, também enalteceu a importância da homenagem. “Espero que todos se sintam orgulhosos por fazerem parte desta categoria abençoada, uma das profissões mais antigas do mundo”, colocou.
Em nome dos homenageados, o comerciário José Rodrigo Capucin usou a palavra lembrando das lutas diárias dos profissionais. “Fico muito honrado de poder representar nossa classe. Hoje eu vejo que muitas vezes podemos estar ajudando o próximo a realizar um sonho e por isso temos que dar um atendimento de qualidade, com amor, dedicação e carinho”, considerou. “O produto pode mudar, mas o atendimento tem que ser sempre de qualidade”.
Os comerciários também receberam homenagens da Acipi, do Sincomerciários e da CDL. Confira, nesta página, o vídeo com a íntegra da homenagem.