22 DE AGOSTO DE 2018
Piracicabanos participaram de prova em Mariana, tradicional destino mineiro
Andre Bandeira homenageou Rafael de Oliveira e José Pedro Mondini
Lama, chuva, sol intenso, estradas com nebulosidade e trilhas sinuosas. Treinamento físico e capacidade mental. Muitos são os obstáculos a serem superados por aqueles que decidem vivenciar o universo do ciclismo. Para os piracicabanos Rafael Henrique de Oliveira, de 30 anos, e José Pedro Mondini, de 25 anos, o montain bike não é apenas parte de suas rotinas, como ainda a motivação para que desvendem eventos no país e exterior.
Entre julho e agosto deste ano, a dupla encarou uma ultramaratona na Colômbia, com duração de sete dias consecutivos e se classificou em novo lugar na categoria “Open”, entre as 52 duplas participantes.
Em setembro, Rafael e José Pedro estarão em Itabirito, em Minas Gerais, para participar de uma das principais corridas de bicicletas do mundo, a Internacional Chaoyang Estrada Real, da qual conquistaram o primeiro lugar em junho, quando ocorreu a segunda etapa, em Mariana, conhecida cidade histórica mineira. A prova em solo mineiro contou com 68 quilômetros e 2.000 metros de subidas, completados pela dupla em 3h23min43.
A classificação em primeiro lugar no evento de Mariana, no percurso completo e na categoria “Duplas Pro”, motivou o vereador André Bandeira (PSDB) a conceder a Rafael e José Pedro a moção de aplausos 87/2018, entregue na manhã desta quarta-feira (22), na sala da presidência da Câmara de Vereadores de Piracicaba.
Segundo o vereador, reconhecer o empenho de piracicabanos que se dedicam ao esporte amador colabora para que se mantenham motivados. “A gente sabe que muitas das práticas esportivas são extremamente caras, especialmente no caso de quem se dedica a provas com bicicletas. De qualquer forma, seja quem é adepto da bolinha de gude ou do esporte de alto rendimento, ter força de vontade é fundamental. Por isso, precisamos enaltecer as pessoas de nossa cidade que mantêm essa determinação e que levam o nome de Piracicaba para diferentes lugares”, declarou Bandeira.
Há aproximadamente três anos atuando em dupla, Rafael e José Pedro traçaram com suas bikes destinos como Chile, Portugal e Espanha. Ainda para este ano, se preparam para a Brasil Ride, uma das principais da América do Sul, que ocorre em outubro, na exótica Arraial d´Ajuda, na Bahia.
“Fazemos a maioria das provas em duplas, porque nossos treinamentos são muito iguais”, explicou Rafael, ao reconhecer as dificuldades em conciliar treino, provas, atividades profissionais e rotina familiar. “Ainda mais no esporte amador, que sofre pela falta de apoio. No nosso caso, trabalhamos com bicicleta, mas sem patrocínio. Fazemos porque amamos”, reforçou. “Vamos seguir em frente, tentando buscar bons resultados e trazer um pouco de alegria para a nossa cidade”, completou José Pedro.
Rafael foi além com sua paixão por ciclismo e, desde 2013, criou o site Revista Ride Bike, referência na área e com atualizações diárias. Nas redes sociais, o Facebook tem perto de 150 mil seguidores e o canal do YouTube tem vídeos com até 160 mil visualizações, com duração entre 5 e 20 minutos. O leque de assuntos é amplo e trata de lançamentos, tendências, saúde, bem-estar, alimentação, dicas para encarar o mundo sob duas rodas e, claro, informações sobre os principais eventos.
(Assista no player à reportagem veiculada pelo "Jornal da Câmara")