PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE MARÇO DE 2020

Cezario de Campos Ferrari dará nome a via do Santa Rita


Projeto de lei foi aprovado em segunda discussão nesta segunda-feira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Coronel Adriana é autora do projeto de lei



A via pública localizada no loteamento Terras Di Treviso, no Santa Rita, será denominada de Cezario de Campos Ferrari, por iniciativa da vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID). O projeto de lei 264/2019 foi aprovado em segunda discussão nesta segunda-feira (15), na 12ª reunião ordinária de 2020.

O sócio-fundador do Grupo Bom Jesus Assistência Funerária, responsável por modernizar o setor funerário do município, nasceu em Piracicaba no dia 2 de março de 1941. A funerária Bom Jesus iniciou suas atividades em 10 de fevereiro de 1969 em sua sede, então localizada na rua Moraes Barros, no Centro. No início, Campos Ferrari tinha em sua frota apenas dois veículos: uma Kombi 1965 e uma Veraneio.  

Em 1986, a empresa adquiriu uma nova sede, na rua São José, com instalações mais modernas para a época. A frota já contava com cinco veículos e sua equipe era de 11 funcionários. Na época, houve um incremento na venda de planos funerários em toda região e, por isso, iniciou, em 1988, a informatização de suas atividades.

Entre 1992 e 1997, Cezario decidiu ampliar a empresa, adquirindo a Serviço Piracicabano de Luto e a Funerária Rio Claro. Além disso conseguiu constituir as empresas Funerária Bom Jesus em Rio das Pedras e em São Pedro. Posteriormente, associou a Bom Jesus de Piracicaba à funerária Longatto & Ferrari e formou o Grupo Bom Jesus.

Ainda em 1997, mudou-se para a rua José Pinto de Almeida, com conceito diferente e recepção moderna, especialmente planejada para abrigar uma empresa funerária. O projeto foi fruto de inúmeras visitas técnicas a empresas do setor em diversos países na década de 80.

Campos Ferrari foi diretor da Santa Casa de Piracicaba, da Confederação Brasileira de Funerárias e do Sindicato das Funerárias do Estado de São Paulo. Foi também conselheiro da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), Presidente da Avistar (associação que atende deficientes visuais) e do Conselho Coordenador de Entidades Civis.

Rotariano e maçom, Cezario Ferrari era um associado efetivo do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) e contribuiu para a preservação da memória piracicabana. Fez questão de participar do projeto de restauração do Portal do Cemitério da Saudade patrocinando a pintura por meio do Grupo Bom Jesus, de forma a manter a estética original do local até os dias atuais.

Faleceu no dia 21 de abril de 2018, aos 77 anos. “Foi uma grande perda para a cidade. Ele foi velado na Câmara de Vereadores e sepultado no Cemitério da Saudade, o mesmo que se preocupou em reformar”, relembrou a Coronel Adriana. 



Texto:  Raquel Soares
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Adriana Nunes

Notícias relacionadas