26 DE MARÇO DE 2018
Escola Municipal de Ensino Fundamental "Professor Francisco Benedicto Libardi" foi denominada por projeto de lei do vereador aprovado pela Câmara em 2015.
Cerimônia reuniu autoridades, alunos, pais e funcionários da escola que foi oficialmente denominada
Uma cerimônia com a presença de alunos, pais e funcionários atribuiu caráter oficial ao nome de "Professor Francisco Benedicto Libardi" conferido à escola municipal de ensino fundamental localizada na rua Bom Pastor, na Vila Cristina.
O estabelecimento de ensino, que desde 2015 atende estudantes do primeiro ao quinto ano, é resultado de um desmembramento da agora Escola Municipal de Educação Infantil "Hide Maluf Júnior", que ficou apenas com crianças com idade entre 0 e 5 anos ––respectivamente, cerca de 650 e 340 alunos estão matriculados atualmente em cada unidade.
A homenagem ao educador, que foi secretário de Governo na gestão Antônio Carlos de Mendes Thame (1993-1996) e presidente do Fundo Social de Solidariedade, partiu do vereador André Bandeira (PSDB), autor da proposta de denominação que deu origem à lei municipal 8.167, de 2015.
"Francisco Benedicto Libardi foi um professor que dedicou a vida à educação e ao trabalho junto a crianças, jovens e adultos e que hoje tem o nome eternizado como patrono dessa escola da Vila Cristina", disse André Bandeira, que exaltou a presença de inúmeros pais de alunos na cerimônia. "É gostoso ver como a comunidade participa do dia a dia da unidade."
Diretora da escola, Graziela Dorta Ribeiro observou que o desmembramento da "Hide Maluf" para a criação de uma nova escola de ensino fundamental foi necessário pelo fato de "a demanda da região da Vila Cristina ser gigantesca". A "Professor Francisco Benedicto Libardi", citou, já chegou à marca de 708 alunos matriculados.
Filho do homenageado, o médico Mário Ernesto Libardi, 56, disse que a família ficou "muito comovida" com a denominação dada ao estabelecimento de ensino. "Meu pai dedicou a vida toda à educação. Tenho certeza de que ele estará sempre em pensamento e espírito dentro dessa escola, que é muito bonita e a maior de Piracicaba no ensino fundamental. Agradecemos de coração a homenagem", afirmou.
Além de André Bandeira, Graziela e funcionários da escola, a cerimônia de descerramento da placa também contou com a presença da secretária municipal de Educação, Ângela Maria Corrêa, dos vereadores Francisco Roncato (PSD) e Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), e da assessoria da vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS).
SAIBA MAIS - Francisco Benedicto Libardi nasceu em 4 de outubro de 1928, na época distrito de Piracicaba e, atualmente, município de Saltinho (SP). Ministrou aulas de latim, grego, literatura e língua portuguesa e foi professor secundário da rede pública do Estado, tendo passado por diversas cidades. Foi vereador em Santa Bárbara D'Oeste (SP) e autor da letra do hino oficial da cidade. Morreu em 5 de junho de 2013, aos 84 anos.
(Assista no player à reportagem veiculada pelo "Jornal da Câmara".)