PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 8 DE JANEIRO DE 2025
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

05 DE MAIO DE 2023

Causa animal: vereadora aponta necessidade de mais castrações


Alessandra Bellucci participou do programa Primeiro Tempo, exibido pela TV Câmara



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução





“A falta de esterilização dos animais é a grande problemática de abandono e maus-tratos”, declarou a vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos) em entrevista ao programa Primeiro Tempo, exibido ao vivo na noite desta quinta-feira (4).

A vereadora apontou ações do município que visam aumentar o número de castrações e também inibir o abandono de animais, como a utilização do cartão Pira Cidadão para mapear quem são os habitantes nas regiões do município, a quantidade de animais que possuem e quais são esterilizados ou precisam de esterilização. “Vai ser feito como se fosse um censo, mapeando onde a prefeitura tem que agir imediatamente para que a consiga fechar a ‘torneira da na natalidade’ desses animais”, explicou.

Alessandra Bellucci ainda anunciou uma parceria da Secretaria de Saúde com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMAP) para que, a partir da segunda quinzena de maio, os agentes comunitários de saúde batam de porta em porta para captar a demanda de castrações nos bairros. “De nada adianta castrar um número grande de animais se a gente não consegue chegar onde está o foco do problema”, disse a vereadora.

De acordo com a parlamentar, a prefeitura irá disponibilizar o transporte diário dos animais para castração.

Legislação – Alessandra Bellucci é autora do projeto de lei complementar 1/2023, que acrescenta dispositivos ao art. 97 do Código de Posturas do Município, no que tange à fixação de placas “CUIDADO CÃO BRAVO”.

O projeto foi aprovado em primeira discussão e estabelece que a placa em imóvel residencial deve ser colocada nas entradas, muros, cercados, grades, portões e locais de ingresso para correspondências, mercadorias, visita de agentes públicos de saúde, recenseadores, leituristas de medidores dos serviços de concessionárias e afins. Caso os imóveis tenham acessos por mais de uma via ou passeio público, a placa deve ser colocada em cada um dos lados da propriedade.

“A gente recebe inúmeros pedidos de ajuda no gabinete com denúncias de animais que oferecem algum risco e estão próximos de portões de residências e empresas e, consequentemente, os animais mais bravos atacam outros animais”, afirmou a vereadora.

A entrevista completa pode ser assistida no vídeo presente na matéria.

 



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Alessandra Bellucci

Notícias relacionadas