PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE JUNHO DE 2018

Câmara prorroga prazo para consulta do Parlamento Aberto


População poderá enviar sugestões sobre aprimoramento da transparência e participação até o próximo dia 30.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Consulta pública sobre Parlamento Aberto segue até o próximo dia 30






A Câmara de Vereadores de Piracicaba prorrogou o prazo da consulta pública dentro do projeto Rumo Ao Parlamento Aberto. Agora, a população terá até o dia 30 de junho para enviar sugestões em quatro temas: 1) Transparência Pública; 2) Participação Popular; 3) Inovação e Tecnologia; e 4) Educação para a Cidadania. 

Desenvolvido pela Mesa Diretora do Legislativo piracicabano, em parceria com o Observatório Cidadão de Piracicaba, o projeto Rumo Ao Parlamento Aberto é uma iniciativa pioneira e inédita. O objetivo é melhorar os canais de comunicação com a sociedade e aprimorar o acesso de informações públicas na Casa de Leis. 

O desenvolvimento do Governo Aberto, onde se insere o Parlamento, é resultado de uma parceria assinada em 2011 pelo Brasil e que, desde então, se comprometeu a melhorar a disponibilidade de acesso a informações públicas, atrelada ao desenvolvimento de novas tecnologias e educação para a cidadania. 

A Câmara de Vereadores de Piracicaba já desenvolve diversas ações dentro do Parlamento Aberto, seja pelo site www.camarapiracicaba.sp.gov.br ou mesmo a partir de iniciativas como a Escola do Legislativo, onde é desenvolvida uma vasta programação de cursos, como foco especialmente em formação política. 

Para divulgar a consulta pública, a Câmara vem desenvolvendo diversas ações, como a palestra Parlamento Aberto, proferida por Walternor Brandão, analista legislativo da Câmara dos Deputados, em Brasília. No dia 15 de março, ele apresentou as ações desenvolvidas para melhorar a relação entre os deputados e a sociedade. 

Na oportunidade, ele elogiou ações da Câmara de Vereadores de Piracicaba, como a Tribuna Popular, espaço em que a população pode solicitar o uso para tratar de tema de qualquer interesse, assim como a disposição da Mesa Diretora em desenvolver um projeto voltado para ouvir os cidadãos sobre a necessidade do Parlamento Aberto. 

Também estava agendado seminário sobre Transparência Pública para o último dia 29, mas, por conta da greve dos caminhoneiros, que dificultou diversos serviços essenciais do País na semana anterior, o evento foi adiado e ainda será remarcado. A intenção é apresentar o tema a partir de diversos olhares, como poder público e comunicação. 

A Câmara de Vereadores de Piracicaba realiza vídeos semanais sobre o Parlamento Aberto, sempre convidando a população a participar. Os vídeos são exibidos no Jornal da Câmara, às segundas e quintas-feiras, e também são divulgados nas redes sociais do Legislativo piracicabano.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara


Parlamento Aberto André Bandeira Ary Pedroso Jr Carlos Gomes da Silva Dirceu Alves José Longatto Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Ronaldo Moschini Gilmar Rotta Matheus Erler Paulo Campos Pedro Kawai Paulo Serra Rerlison Rezende Isac Souza Jonson Oliveira Adriana Nunes Lair Braga Nancy Thame Marcos Abdala Osvaldo Schiavolin Valdir Marques Wagner Oliveira

Notícias relacionadas