PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE JUNHO DE 2018

Câmara permite adesão do município ao Sistema Detecta de segurança


Ferramenta de correlação de informações e imagens de locais, pessoas e veículos foi aprovada pelos vereadores nesta quinta-feira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Votação de propositura ocorreu nas reuniões ordinária e extraordinária desta quinta-feira



A Câmara permitiu que o município celebrasse convênio com o Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Segurança Pública, para adesão do Sistema Detecta, de acesso exclusivo aos dados de interesse da segurança e cooperação entre órgãos públicos. O projeto de lei 108/2018, do Executivo, foi aprovado em primeira discussão na 37ª reunião ordinária e em redação final na primeira reunião extraordinária desta quinta-feira (21).

O sistema auxilia a tomada de decisões das policias Militar, Civil e Científica a partir da correlação de informações e imagens de locais, pessoas e veículos coletadas por ferramentas integradas a banco de dados de diferentes instituições.

O sistema compõe solução de software e infraestrutura de servidores com funções inteligentes que correlacionam eventos de interesse de segurança pública, com informações das bases de dados integradas à solução — veículos, pessoas, atendimento 190. Esses dados são encaminhados ao sistema por intermédio dos equipamentos de sistemas públicos ou privados (leitores automáticos de placas de veículos, sistemas de videomonitoramento, ferramentas de vídeo analíticos e sensores).

"Com isso, serão feitas ações conjuntas entre Estado e município voltadas à prevenção de crime e de violência", alegou o prefeito Barjas Negri (PSDB), no texto de justificativa do projeto.



Texto:  Lucas Lima
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo

Notícias relacionadas