PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 22 DE NOVEMBRO DE 2024
Visita virtual acessível
Página inicial  /  Webmail

04 DE OUTUBRO DE 2013

Câmara parabeniza ex-presidente de ONG em defesa dos animais


Os vereadores José Antonio Fernandes Paiva e Laércio Trevisan Júnior são os autores da Moção de Aplauso que contempla a ativista.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução





A Câmara de Vereadores de Piracicaba reservou parte do expediente da reunião ordinária de ontem (3) para entregar a Moção de Aplauso (166/13), de autoria dos vereadores José Antonio Fernandes Paiva (PT) e Laércio Trevisan Júnior (PR) que parabeniza a ativista Mirian Lúcia Moreira Miranda, ex-presidente da ONG Vira Lata Vira Vida pelos relevantes serviços prestados à Piracicaba.

Na oportunidade, o vereador Paiva agradeceu a todos os vereadores, que de forma unânime souberam contemplar a laureada da noite em função do trabalho que desenvolve prol dos animais. Também fez parte da homenagem a exibição de um vídeo com destaque à abnegação de Mirian na defesa dos animais, em campanhas educativas, que envolveu a população, em promoção de palestras, estímulo a parcerias, formação de novos protetores e, outras ações que edificam a luta pela causa dos animais.

Na sequencia, ao som do Saxofone tocado pelo Maestro José Aparecido (Cidão) entoando a música de Milton Nascimento: "Canção da América", que fala que amigos é para se guardar do lado esquerdo do peito, os trabalhos da reunião ordinária foram suspensos por 10 minutos para comportar a fala da presidente Miriam, que além de agradecer o recebimento da comenda falou das inúmeras causas que travou na Câmara. E, fez um balanço de sua atuação nos últimos quatro anos, para dizer o quanto se empenhou na luta pelos animais.

Mirian dedicou a homenagem da Câmara à duas pessoas: sua mãe, com destaque de que aos 84 anos desempenhou o papel de responsável, em trabalho pesado que realizou e, que ela foi a pessoa que esteve a seu lado, quando tomou a decisão e deixar a ONG. E, de um amigo muito querido, desde a época de 90, o senhor Nelson Bertolini. "Se amigo é para se guardar do lado direito do peio, esta noite ficará eternamente em meu coração", disse.

Mirian contou a história de dois lagartos que andavam no deserto, em círculo, um ao lado do outro e, que caminharam até a exautão, sendo que morreram sem se virarem para o centro, onde estava o alimento. Citou a história para mostrar que seu trabalho à frente da ONG foi um divisor de águas, sendo que hoje ainda estamos virando em círculo nas questões de proteção aos animais.

Miriam encerrou suas considerações defendendo projeto, a exemplo do que funciona no Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre, Projeto SEDA -  Secretaria de Defesa dos Animais. A defesa em Piracicaba é que seja criado um Departameto, saindo da Secretaria da Saúde para o Meio Ambiente, ou a criação de uma Secretaria específica para cuidar dos animais Piracicaba.

 

MOÇÃO Nº 166/13

De Aplausos à Mirian Lúcia Moreira Miranda, pelos relevantes serviços prestados à frente da presidência da ONG Vira Lata Vira Vida. 

Mirian Lúcia Moreira Miranda é natural de Uberaba – MG de nascimento, mas Piracicabana de coração, pois reside em Piracicaba desde 1990 e tem a Noiva da Colina com sua mãe.

Em 2002 fundou a empresa Impar Comunicação onde trabalha como designer gráfica e diagramadora. É também proprietária do Hotel para cães Cochilo do Bicho, uma empresa familiar.

É aluna da Organização Brahma Kumaris, ONG internacional com sede em Mont Abu na Índia, que trabalha no aperfeiçoamento do ser através da meditação Raja Yoga.

Entre outras ações organizou no ano de 2000 em Piracicaba, o Manifesto da Paz, uma iniciativa da UNESCO. Também foi fundadora e primeira presidente da Ong Vira Lata Vira Vida.

Atuou no cargo por 4 anos, priorizou a recuperação de um abrigo particular, que em 2009 contava com 540 cães em situação de risco de morte. Hoje o abrigo conta com ambulatório, internação e centro cirúrgico dentro de suas instalações.

Desenvolveu campanhas para a valorização do cão vira-lata, chamado de SRD (Sem Raça Definida) e dos animais portadores de deficiência física. A campanha Cães Especiais, Pessoas Legais foi divulgada na mídia escrita e eletrônica em vários estados e foi pauta das revistas Incluir e Cães e Cia, ambas de circulação nacional.

Deu foco a questão dos maus tratos, buscando aplicação da legislação vigente além de criação da lei municipal com o objetivo de coibir essa prática.

Representou a instituição no Caso Lobo, um caso de maus tratos, com repercussão no Brasil e no exterior. Esteve em Brasília ao lado da comissão Lei Lobo de São Paulo, buscando alternativas para uma nova legislação.

Em parceria com a Gazeta de Piracicaba realizou a campanha de assinaturas para criação de um setor específico da Polícia Civil para atendimento a casos de maus tratos. A campanha reuniu cerca de 37.000 assinaturas e mobilizou vários setores da sociedade.

Com o Jornal de Piracicaba participou da campanha Adotar é o Bicho!, que alavancou as adoções na instituição.

Com o Centro de Controle de Zoonoses, Secretaria Municipal de Trânsito e Organização Brahma Kumaris, desenvolveu ações de conscientização sobre o animal no trânsito, na Semana Municipal de Trânsito de Piracicaba, com o tema “Ao Dirigir, Escolha a Calma”.

Realizou palestras, atividades práticas, abriu o espaço do abrigo para visitação pública, iniciou o trabalho de cinoterapia com adestradores, levando animais a outras instituições.

Participou da Ong Brasil, maior evento do Terceiro Setor do país, onde a Ong Vira Lata Vira Vida teve um estande para expor seus projetos.

Participou da criação do Projeto Itinerante de Castração nos bairros de Piracicaba, em parceria com a equipe do Canil Municipal, modelo que foi solicitado por várias capitais brasileiras e cidades de vários estados.

Mirian Lúcia Moreira Miranda deixou a presidência da ONG Vira Lata Vira Vida, entidade que abriga 280 cães, quem assumiu a presidência foi Maria Cecília Pizzinatto. As eleições acontecem dia 21 de agosto, mas Miriam já se afastou das funções.

Por isso, submetemos à apreciação do Plenário, solicitando a aprovação por unanimidade dos nobres pares, nos termos regimentais, a presente Moção de Aplausos à Mirian Lúcia Moreira Miranda, pelos relevantes serviços prestados para cidade de Piracicaba.

Sala das Reuniões, 15 de agosto de 2013.

(a) José Antonio Fernandes Paiva

(a) Laércio Trevisan Junior



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Homenagem José Paiva Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas