16 DE DEZEMBRO DE 2021
Projeto de decreto legislativo, de autoria do vereador Acácio Godoy (PP), define eixos e diretrizes para planejar o futuro da cidade
Vereador Acácio Godoy (PP)
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou em redação final o projeto de decreto legislativo 34/2021, que institui no Legislativo o Fórum Piracicaba 2040. A votação aconteceu na nesta quarta-feira (15), durante a 43ª reunião extraordinária. O PDL 34/2021 é de autoria do vereador Acácio Godoy (PP) e busca discutir os desafios políticos, econômicos e sociais da cidade para as próximas duas décadas.
De acordo com o PDL, a proposta segue os princípios e diretrizes do Parlamento Aberto do Legislativo piracicabano. O texto da propositura aponta que o objetivo principal é mobilizar diversos segmentos da sociedade civil na discussão e diagnóstico de problemas municipais da atualidade.
O vereador justifica na propositura, que o projeto visa promover um debate amplo entre representantes da sociedade civil e autoridades municipais, sob a coordenação da Câmara Municipal, com o objetivo de diagnosticar soluções práticas para os problemas municipais e delinear a realidade possível para Piracicaba em 2040.
Ainda segundo o PDL, o documento final formatado pelos vereadores, como resultado do fórum municipal Piracicaba 2040, servirá, também, de parâmetro para os futuros Planos Plurianuais, que revelam o planejamento realizado pelos administradores para o desenvolvimento do Município.
O projeto foca na apresentação de ações e políticas públicas voltadas à melhoria em cada um dos cinco eixos orientadores definidos na propositura. O Eixo Orientador 1 define diretrizes básicas para o crescimento sustentável da cidade; o Eixo Orientador 2 é focado em governança, inovação e transparência na Administração Pública; o terceiro Eixo Orientador diz respeito ao desenvolvimento econômico, inovação e geração de trabalho e renda; o foco do quarto Eixo Orientador é a cidade integrada, inovadora e sustentável; e o último Eixo Orientador define a inclusão, diversidade e cultura.
O Fórum será composto pelo vereador proponente e seis representantes da sociedade civil de diversas categorias, definidos pelo autor da proposta.
“Isso é muito importante para dar um direcionamento para o futuro, porque o que nós temos depois da Covid-19 são novas realidades e essas realidades estão exigindo novas respostas”, disse o vereador Acácio Godoy sobre o PDL durante o a 43ª reunião extraordinária.
A vereadora Rai de Almeida (PT) destacou a importância do projeto durante a reunião extraordinária. “Temos que pensar a cidade a longo prazo, projetar a cidade para os próximos 40, 50 anos, ainda mais porque Piracicaba é a sede da região metropolitana e temos que pensar inclusive deste ponto de vista”, disse.