26 DE SETEMBRO DE 2018
Evento teve como objetivo valorizar o trabalho dos Agentes de Escolta e Segurança Penitenciária e Vigilância Penitenciária.
Iniciativa das homenagens é dos vereadores Gilmar Rotta e Laércio Trevisan Júnior
A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme propositura de autoria de Gilmar Rotta (MDB) e Laércio Trevisan Júnior (PR), foi realizada na noite de terça-feira (25), reunião solene em “Comemoração ao Dia dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária e Agentes de Segurança Penitenciária.
Foram homenageados Kelly Cristina Masuko e Patricia da Silva Soares, pelo Centro de Ressocialização Feminino de Piracicaba; Carlos Donizetti Gualdi e Carlos Evandro Marcheti, Centro de Detenção Provisória “Dr. Nelson Furlan” e Dislei Rodrigues de Oliveira e Marisa Ferreira de Medeiros Marques, Penitenciária de Piracicaba.
Durante a solenidade, também foram homenageados os profissionais Paulo Henrique Moreira da Silva, Rodrigo Pereira Barnabé e Wellington Felipe Choba da Silva.
Ao fazer uso da palavra os vereadores Gilmar Rotta e Laércio Trevisan Júnior falaram da satisfação em organizar a solenidade, que segundo eles, é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais, que realizam suas funções com zelo e carinho, zelando sempre pela disciplina e bem estar do detento.
Os parlamentares comentaram também que tinham uma outra visão do trabalho realizado pelos Agentes de Escolta e Segurança Penitenciária e Vigilância Penitenciária, mas após visitarem o Centro de Detenção, puderam ver que a realidade é totalmente diferente do que imaginavam.
Em suas falas eles lembraram que trata de uma profissão de alto risco, pois convivem diretamente com os detentos, que ao saírem de suas residências e deixarem seus familiares, nunca sabem o que podem encontrar durante o turno de trabalho e que serviço desses profissionais são considerados “essenciais” em qualquer política de segurança públicas.
Também fizeram uso da palavra Élcio José Bonsaglia, diretor da Penitenciária Piracicaba, Mauricio Arantes Romero Gonçalves, diretor do Centro de Detenção Provisória “Doutor Nelson Furlan” e Celeste Maria Varella Abamonte, diretora do Centro de Ressocialização Feminina de Piracicaba.
Ao fazerem uso da palavra todos disseram ser uma grande honra estar à frente das instituições e poder contar com profissionais competentes, que levam o trabalho a sério e o realiza com amor. Eles falaram também da importância da homenagem, que valoriza o trabalho dos profissionais da área, pouco valorizada pela população.
Participaram da solenidade Capitão PM Alexandre Gonçalves; delegado da 10ª Delegacia do Serviço Militar, 1º Tenente Júlio Moacrir da Silva Fagundes e o Diretor Técnico III, do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação, Ozério Tadeu Pereira.
A solenidade foi transmitida ao vivo nos canais 8 da NET, 9 da Vivo e 60.4 em sinal digital. Na internet, foi exibido nos canais da Câmara no Facebook, no YouTube, pelo site www.camarapiracicaba.sp.gov.br e pela Rádio Câmara Web.