A Câmara de Vereadores de Piracicaba promoveu reunião solene para comemorar o Dia do Professor, originado do decreto legislativo 02/1973, assinado pelo presidente da Câmara na época, Rubens do Canto Braga e, o Dia do Educador do Ano, conforme decreto legislativo 20/2014, de autoria do ex-vereador José Luiz Ribeiro, sendo que ambas as homenagens, em 2018 foram requeridas pelos vereadores Marcos Abdala (PRB), Pedro Kawai (PSDB) e Maestro Jonson (PSDB). A solenidade, em nome da Mesa Diretora da Câmara contemplou 20 professores.
O evento aconteceu nas dependências da secretaria municipal de Educação. A reunião solene marca na cidade a comemoração ao "Prêmio Educador do Ano", com base no decreto legislativo 20/2014 e requerimento 464/2018, de iniciativa dos vereadores José Marcos Abdala e Pedro Kawai e, também o "Dia do Professor 2018", com base no decreto legislativo 02/2018 e requerimento 109/2018, de iniciativa dos vereadores José Marcos Abdala e Jonson Sarapu de Oliveira.
A solenidade transcorreu-se nas dependências do anfiteatro da secretaria municipal de Educação, às 20h00 e contou com a presença de autoridades, representantes de entidades, amigos e familiares dos 15 homenageados da noite. O evento foi gravado, para posterior transmissão nos meios de comunicação da Câmara, pela Net, Canal 8, Vivo Fibra Canal 9 e em sinal digital através da TV Câmara, em 60.4, Facebook/camarapiracicaba - Youtube/camarapiracicaba e na internet, no endereço eletrônico camarapiracicaba.sp.gov.br
O tecladista Eliéser Silva e o trompetista Fabiano Silva abriram a solenidade com a apresentação de um número musical.
Na formação diretiva da Mesa de Honra, o primeiro secretário da Mesa Diretora, um dos autores da solenidade e presidente dos trabalhos da noite, Pedro Kawai; o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB); a secretária municipal de Educação, Ângela Maria Cassavia Jorge Corrêa; e também os autores da solenidade, Jonson Sarapu de Oliveira, o Maestro Jonson e José Marcos Abdala.
Congratularam-se com o evento e agradeceram o convite, justificando a ausência por compromissos anteriormente agendados, o presidente da Câmara, Matheus Erler (PTB), o vice-presidente, da Câmara, Ronaldo Moschini (PPS) e a vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana.
Além da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Negri; presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), José Rubens Françoso; a secretária de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, o secretário municipal de Saúde e Esporte, Pedro Mello, o deputado federal Antonio Carlos de Mendes Thame (PV), o primeiro-tenente Julio Moacir da Silva Fagundes, da Junta do Serviço Militar, o presidente do Simespi e o presidente do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, José Coral.
Na abertura do ciclo de saudações na solenidade, o vereador Maestro Jonson falou da alegria da noite, numa festa à educação, considerando que a educação gera conhecimento, onde Piracicaba tem sido exemplo disso, de boa educação de base, com mais de 35 mil alunos matriculados, sendo que municípios do porte de Piracicaba estão bem abaixo dos índices que temos. Também falou do ciclo de visitas às escolas, bem como do trabalho com a música nas escolas, no que parabenizou a todos que atuam na educação.
O vereador José Marcos Abdala também pontuou o quanto é importante para toda uma vida a presença do professor, que nos acompanha, graças aos conhecimentos repassados. "Nada mais justo a homenagem. O nosso muito obrigado", além de também considerar a relevância de Piracicaba perante os índices na educação.
A secretaria municipal de Educação, Ângela Jorge Corrêa falou da alegria das comemorações, sendo que Piracicaba tem recebido boas qualificações externas. Também considerou a condição difícil do país, sendo que o rítmo de Piracicaba não é por acaso, onde temos 20 anos de atuação e 40 anos de educação infantil, com a mesma determinação.
"O diferencial é a polifica pública, principalmnete nos últimos 15 anos, com a educação básica, acompanhando o urbanismo das cidades, sendo que o Brasil é retardatário. Houve um momento que se gastava mais na educação superior, sendo que este conceito mudou, se universalizando na décade de 90, no ensino básico. Piracicaba não fez isso", disse Ângela, que também citou a gestão Barbas, em cumprimento das metas da educação básica, onde deu ingeção muito grande, com a contratação de muitos professores, onde colhemos hoje os frutos disso.
Também cumprimentou a equipe e os homenageados, pela garra, responsabilidade, que faz com que tenhamos bons educadores, hoje. Além de cumprimentar os vereadores pela iniciativa da solenidade, que valoriza a todos. Também lembrou de parceiros, como a Hyundai, Santander e Café Morro Grande. Encerrou sua fala dizendo acreditar numa política pública que permita que piracicaba seja sempre uma cidade que educa e humaniza.
O prefeito Barjas Negri cumprimentou a todos, além de destacar o setor privado e falar do papel da secretaria de Educação. Lembrou dos 251 anos, onde sairam algumas pesquisas, que colocou Piracicaba em destaque, em primeiro lugar, em reconhecimento do Rio de Janeiro e do Tribunal de Contas, que deu condição de vanguarda para Piracicaba, sendo que na prefeiutra não tem distinção e, tudo é em prol de uma educação de qualidade. "Tem que comemorar mesmo e ter orgulho, por pertencer a uma categoria e escola bem avaliada", disse, além de comentar sobre os 40 anos de inauguração de uma escola infantil no bairro Aldogoal.
Barjas também considerou o avanço que a educação ganhou na época do prefeito Humberto de Campos, além de considerar a totalidade da rede de ensino, com 35 mil alunos, sendo 19 mil só na educação infantil, com 3.500 funcionários, sendo que nem mesmo a maior empresa de Piracicaba, a Caterpillar do Brasil conta com este aparato pessoal. "Eles é quem contribuiram para termos bons indicadores", disse, sobre o pessoal da educação.
Barjas ainda avaliou as atividades da semana, na discussão sobre a rede, sendo que todos, professores e funcionários são os responsáveis por estes bons indicadores. "É justa a homenagem da Câmara aos 20 contemplados. Em nome de todos os demais, que se dedicam no dia a dia, criando ambiente favorável aos jovens, para que prossigam nas escolas técnicas e cursos superiores. Vocês honram a cidade de Piracicaba", concluiu.
Iniciando a entrega das homenagens, ao Prêmio Educador do Ano, José Marcos Abdala, Pedro Kawai e Maestro Jonson parabenizaram Ana Paula Ferreira da Silva Pizzóquero (diretora da Escola Municipal Beatriz Aparecida Defante), Maria Angélica Batista Venâncio Camargo (professora da Escola Municipal Oracy da Silva) e Marlise Ruiz Caldino (supervisora da Secretaria Municipal de Educação). Todas, na Categoria de Educação Infantil.
Na Categoria Ensino Fundamental foram contemplados: Juliana de Lourdes Penatti Mendes (diretora da Escola Municipal Prof. Dr. Irineu Umberto Packer), Ângela Vitória Bacchim (professora da Escola Municipal José Antonio de Souza), Simone Aparecida Roidrigues Bortoleto (coordenadora da Escola Municipal Fábio de Souza Maria) e Maria Aparecida Vila Nova (supervisora da Secretaria Municipal de Educação).
Categoria Educação Física, sendo contemplada Camila Aliberti Camossi Ruiz (professora da Escola Municipal Benedito de Andrade).
Na Categoria CIEJA, foi laureada a professora Solange Aparecida da Silva, da Escola Municipal Raquel de Queiroz.
Na Categoria Numape, ganhou destaque a professora Adriana Cristina Camolese Ravanelli.
Na Categoria EMEC foi homenageada a professora Eneida Maria Del Grossi Ferreira, da Escola Municipal Francisco de Almeida Kronka.
Na sequencia da solenidade foi apresentado um vídeo sobre os homenageados da noite com o "Prêmio Educador do Ano" e "Dia do Professor 2018". O vereador Maestro Jonson, no início da solenidade fez a leitura do texto bíblio, evocando o livro de Provérbios, Capítulo 3, Versículos de 1 ao 3, onde Deus se dirige a seus filhos dizendo da importância de não esquecer de seus ensinamentos.
Continuando sua fala, em prol dos homenageados da noite, o vereador Pedro kawai enfatizou a condição de outros países, a exemplo do Japão, que investiram na educação. E, consideroiu a disposição de Piracicaba, em acreditar na educação, com reflexo na criação das Etecs. Também falou da falou da coragem e dedicação, acima de tudo, pelo dom dividino, a que os professores se pautam em atender a todos. "Que Deus continue abençoando a todos", disse o parlamentar, que finalizou suas considerações evocando o pensamento da cultura japonesa, onde até o imperador se rende ao professor.
Daniela Baltieri Pardini Delício e Alexandre Puffer, do Banco Santander; Eduardo Fischamann, da Hyundai; Ângela Correa, secretária de Educação e, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Região, José Alexandre prestaram homenagens aos contemplados da notite.
Prosseguindo as homenagens, foi contemplado a Categoria Servidores da Secretaria Municipal de Educação, com destaque a: Rosemeire Glória da Cruz Bruno (Setor de Saúde do Escolar), Thiago Felipe Cezarino, da Escola Municipal Thales Castanho de Andrade.
Na Categoria Aposentado do Ano, foi contemplada Dalva Aparecida Moreno de Toledo, da Secretaria Municipal de Educação.
Na Categoria Monitor da CEC, foi homenageada Ionice de Jesus Queiroz, da Escola Municipal Bruna Ferreira da Silva.
Dia do Professso do Ano
Os vereadores José Marcos Abdala e Jonson de Oliveira, seguido por Pedro Kawai contemplaram os professores do Ano, iniciando homenagens a Ângela Rita Francisco Sobreiro, Mileni Alessandra de Souza, Alessandra Beniana Capistrano Martins, Rosélis Silva Santos e Fábio Coba.
Finalizando a entrega das homenagens, para falar em nome de todos, a diretora da Escola Municipal Prof. Dr. Irineu Umberto Packer, Juliana de Lourdes Penatti Mendes destacou a importância da solenidade, que contempla a todos os que militam em prol da educação.
Ela agradeceu a Deus pela oportunidade de viver o momento e da honra em falar em nome dos demais contemplados, além de incluir a todos, pela colaboração de sempre, sendo que se Piracicba está como está é em função de todos estes funcionários, além de agradecer os vereadores.
No encerramento do evento, o vereador Pedro Kawai passou a palavra à secretária Ângela Corrêa, que agradeceu a presença de todos, especialmente dos que silenciosamente se empenharam na realização do evento.
O vereador Jonson também felicitou a todos, aos funcionários e os presentes na solenidade.
O vereador Marcos Abdala também agredeceu a todos os parceiros, funcionários de gabinetes e demais pessoas que proporcionaram uma linda festa, com a presença do prefeito.
E, Pedro Kawai agradeceu a todos, encerrando o evento e reforçando convite para a festa dos 30 anos, do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Região, no dia 27 de outubro, das 9 as 16, nos barracões 8 e 9 do Engenho Central.