20 DE ABRIL DE 2018
Reunião solene, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PR), aconteceu na noite desta sexta-feira (20)
Dia do Exército foi celebrado na noite desta sexta-feira (20), na Câmara
“Essa solenidade marca o início do resgate do Exército Brasileiro em Piracicaba, já que, até então, até então a data não era registrada pela Câmara.” A declaração do vereador Laércio Trevisan Jr. (PR), autor da reunião em homenagem ao Dia do Exército, na noite desta sexta-feira (20), deu o tom da celebração do trabalho desenvolvido há cerca de oito décadas na cidade a partir da formação de recrutas pelo Tiro de Guerra (TG) 02-028.
“Eu já tive a honra de servir, em 1982”, disse Trevisan Jr., ao recordar do “Sargento” Carlos Gomes da Silva, hoje Capitão Gomes, também vereador na Casa, quando era instrutor do TG 02-028. “Quem conhece ele, a sabe a linha que tinha”, destacou, ao enfatizar a importância do Exército na formação. “Vocês têm uma grande oportunidade para se tornarem pessoas disciplinadas”, disse, ao referir-se para os atiradores de 2018.
Também ex-atirador do TG 02-028, o vereador Pedro Kawai (PSDB), 1o-secretário da Mesa Diretora da Câmara, enfatizou o período em que fez o serviço militar obrigatório. “Falar do Tiro de Guerra é falar da minha vida. Com muita honra, em 1990 servi o Exército Brasileiro, e através da instrução recebi conceitos primordiais para o dia-a-dia, como lealdade, comprometimento, entre outras características do ser humano”, ressaltou.
Representando o prefeito Barjas Negri (PSDB), a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), inspetora Lucineide Maciel Correa, destacou a “admiração” e “grande respeito” que o chefe do Executivo tem pelo Exército Brasileiro, sobretudo pelo trabalho do Tiro de Guerra em Piracicaba. “É uma ação que transmite aos jovens valores indispensáveis para a vivência em sociedade, primando pelo amor à Pátria e o civismo”, disse Lucineide.
O sub-tenente Luiz Fernando Barbosa Correa, chefe de instrução do TG 02-028, destacou o que classificou como “tão nobre missão na condução de jovens” que, ao final do período de nove meses, “serão cidadãos dignos e honrados”. Ele lembrou as origens do Dia do Exército, nacionalmente celebrado em 19 de Abril, data em que neste ano completou 370 anos da Batalha de Guararapes, quando se originou a defesa terrestre brasileira.
Na solenidade, foram homenageados o general de divisão, Aldamir Domingos (comandante da 2ª Região Militar); coronel PM Lourival Silva Júnior (comandante do CPI 9); tenente-coronel PM Willians de Cerqueira Leite Martins (comandante do 10 BPM); inspetora Lucineide Aparecida Maciel Corrêa (comandante da Guarda Civil Municipal); ao presidente da Acipi, Paulo Roberto Checoli; a Luciana Rovino Castilha (secretária do TG 02-028); major Roque de Souza de Lima Júnior (chefe da Seção de Tiros de Guerra); José Coral (presidente do Hospital dos Fornecedores de Cana); e jornal Gazeta de Piracicaba.
Orador em nome dos homenageados, o general de divisão Aldamir Manoel Domingos, destacou que cuida 75 turmas de Tiros de Guerra na 2ª Região Militar, sendo 56 unidades. “Faço questão de conversar com recrutas e familiares, e não tenho dúvida que a nossa juventude, para seguir o caminho do bem, precisa de uma mão disciplinadora, e isso fazemos muito bem”, disse, ao salientar que dos 100 atiradores atuais, 97 são voluntários.
“O serviço militar é uma das maiores ferramentas de ascensão social no País, são 80 mil jovens que ingressam anualmente no Serviço Militar Obrigatório, e esses 80 mil jovens retornam à sociedade mais maduros, com mais noção dos deveres como cidadãos, por isso nós temos que preservação essa instituição”, defendeu o general. “É um jogo de ‘ganha-ganha’, ganha o jovem, o Exército, a Municipalidade, e a Nação Brasileira”, disse.
Também foram entregues votos de congratulações ao tenente Julio Moacir da Silva Fagundes, ao sub-tenente Luiz Fernando Barbosa Ferreira e o sub-tenente Wolmer Luiz de Oliveira Santos.
Durante o evento a banda da Escola Preparatória de Cadetes (Epecex) fez a execução do Hino Nacional e o Hino do Exército, dentre outras músicas. Estiveram na solenidade os vereadores Capitão Gomes (PP), Gilmar Rotta (MDB) e Rerlison Rezende (PSDB).