17 DE ABRIL DE 2018
Solenidade, no salão nobre, prestou reconhecimento a oito gestores da pasta, que passou a fazer parte da estrutura da administração municipal em 1993.
Salão nobre recebeu solenidade em homenagem aos 25 anos da Semuttran
"Imprescindível para a cidade", "fundamental para o dia a dia", "muito importante para a melhoria da qualidade de vida". A solenidade promovida pela Câmara para celebrar os 25 anos de existência da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes reuniu diferentes formas de expressar a dimensão do papel exercido pela pasta no desenvolvimento de Piracicaba.
O crescimento da importância da Semuttran na cidade acompanhou a disparada no número de veículos nas ruas, que saltou de 107 mil em 1993, quando o órgão passou a fazer parte da estrutura da administração municipal, para os atuais 307 mil, um salto de 187%. Em outras palavras, se há 25 anos existia um veículo para cada 2,75 habitantes, hoje a proporção, de 1,3, aproxima-se, em ritmo veloz, da paridade.
Organizada pelo primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara, Pedro Kawai (PSDB), a reunião solene realizada no salão nobre, na noite desta terça-feira (17), contou com a presença de vários integrantes do primeiro escalão do governo Barjas Negri (PSDB), do secretário estadual licenciado do Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, e dos vereadores Gilmar Rotta (MDB), Marcos Abdala (PRB), Dirceu Alves da Silva (SD) e José Aparecido Longatto (PSDB).
Kawai destacou que a atuação da Semuttran vai além do trânsito, abrangendo ações para a melhoria da mobilidade urbana. "Muitas vezes, erradamente, a secretaria só é analisada pelos seus agentes de trânsito, que é o trabalho que fica mais 'à vista' da pasta, mas poucos conhecem o dia a dia, em que pensam na mobilidade, [nos estudos para] a implantação de um bairro, na economia do município, já que a cidade gira em torno da Semuttran. Ela é fundamental para o dia a dia de Piracicaba, fazendo com que o amanhã seja possível com o mínino de transtornos", disse o vereador.
A comandante da Guarda Civil Municipal, Lucineide Maciel Correa, enalteceu os resultados da atuação conjunta entre a pasta e a corporação em campanhas educativas, na proteção aos terminais de integração do transporte coletivo e na fiscalização do trânsito, em vigor desde agosto passado. "A Semuttran é imprescindível na cidade, que necessita de um órgão que organize e planeje o trânsito", salientou Lucineide, que ressaltou a importância da pasta no desenvolvimento de ações para garantir mais segurança a motoristas e pedestres.
Foram homenageados durante a solenidade oito gestores que comandaram a Semuttran: os ex-secretários João Chaddad, Toshio Icizuca, Dorival José Maistro, Eduardo Pacheco Gianetti, Mário Hélvio Miotto, Paulo Roberto Coelho Prates e Jenival Dias Sampaio e o atual titular, Jorge Akira Kobayashi, que falou em nome do grupo.
"Todos da Semuttran se sentem muito honrados por receber a homenagem nesta noite", disse o secretário, que ficou emocionado ao citar familiares que o ajudaram em sua trajetória profissional e agradeceu à Câmara, aos funcionários da pasta e às instituições "que colaboram para uma cidade mais humana".
Akira também fez projeções sobre o futuro da secretaria. "A Semuttran tem um papel muito importante para a melhoria da qualidade de vida em Piracicaba. Temos vários desafios, como a finalização de obras, a melhoria do transporte público e a segurança no trânsito de forma geral. Mas os servidores da Semuttran, os parceiros e os colaboradores mantêm um objetivo permanente: ajudar a salvar vidas", concluiu.
A solenidade na Câmara contou com a apresentação da dupla sertaneja Craveiro e Cravinho, que entoaram "Rio de Lágrimas" e encerraram a cerimônia com o Hino de Piracicaba. Akira, Kawai, Lucineide, José Luiz, Gilmar Rotta, Abdala e Dirceu compuseram mesa ao lado de Lourival da Silva Jr., comandante do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior), e de José Valdir Sgrigneiro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba.