
18 DE SETEMBRO DE 2018
Projeto de resolução é da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Aprovação de projeto ocorreu nesta segunda-feira, na 53ª reunião ordinária
A Câmara de Vereadores passará a fazer a coleta seletiva de todos os resíduos produzidos nas dependências do Legislativo. A nova norma será aplicada a partir do projeto de resolução 2/2018, de autoria da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, aprovado nesta segunda-feira (17), durante a 53ª reunião ordinária.
Os materiais reclicáveis e resíduos orgânicos deverão ser descartados em lixeiras de fácil acesso, em gabinetes, departamentos e demais repartições da Casa. Também serão fixados cartazes para orientar o cumprimento do objetivo disposto na resolução.
“Essa consciência ecológica tem despertado uma preocupação com a maneira que os resíduos sólidos gerados pela sociedade como um todo tem sido gerenciada. Isso porque o manejo inadequado e o descarte irregular da significativa quantidade de rejeitos produzidos provoca uma série de danos à saúde pública e ao meio ambiente”, citou a parlamentar, na justificativa do projeto.
Ela também lembra a importância da coleta seletiva para eficácia na Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela lei federal 12.305/2010, "considerando a expansão das dependências da Câmara, o robusto rol de funcionários, assessores e vereadores que nela desempenham suas atividades e, consequentemente, a grande quantidade de material reciclável produzido na Casa."
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é composta pelos vereadores Nancy Aparecida Ferruzzi Thame (PSDB), presidente; Aldisa Vieira Marques (PPS), o Paraná, relator; e Carlos Gomes da Silva (PP), o Capitão Gomes, membro.