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14 DE DEZEMBRO DE 2023

Câmara aprova resoluções sobre processo eletrônico e uso da Tribuna


Projetos de resolução foram aprovados em reunião extraordinária, nesta quarta-feira (13)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Câmara amplia prazo de suspensão da Tribuna Popular em período eleitoral e implanta processo eletrônico



A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 25ª Reunião Extraordinária, nesta quarta-feira (13), dois projetos de resolução que tratam de questões inerentes ao Poder Legislativo. O PR 29/2023 suspende o uso da Tribuna Popular pelo período de 180 dias que antecede as eleições municipais, em outubro. A redação final do projeto, proposta pela CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação), foi aprovada em seguida, na 26ª Reunião Extraordinária.

A matéria, de autoria da Mesa Diretora da Casa, altera o artigo 19 da Resolução 6/2019, que estabelecia a proibição por 90 dias e amplia o prazo da suspensão para 180 dias. A Mesa justifica, no projeto, que propositura tem o objetivo de conter abusos e respeitar a legislação eleitoral. Dessa forma, a Tribuna Popular poderá ser utilizada somente até o início de abril de 2024.

Processo digital – Já o PR 31/2023, também de autoria da Mesa Diretora, implementa na Câmara o andamento eletrônico para os processos administrativos e legislativos. O processo eletrônico deverá substituir gradativamente os processos físicos. A propositura regulamenta pontos essenciais do processo eletrônico. Caberá ao presidente da Casa, através de ato, definir procedimentos específicos relacionados ao trâmite das matérias.

“Intenta-se, por meio desta propositura, trazer também a esta Casa de Leis, a devida celeridade que a adoção de ferramentas eletrônicas tem proporcionado a outras Casas Legislativas”, traz a Mesa, na justificativa do projeto. Argumenta ainda que a medida já foi adotado em outros órgãos da administração pública, como o Poder Judiciário e o Tribunal de Contas. Em agosto deste ano, a Prefeitura de Piracicaba implantou o programa “Prefeitura Sem Papel”, nesse mesmo sentido.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904


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