20 DE AGOSTO DE 2020
Vereadores aprovaram em duas reuniões extraordinárias questionamentos ao Executivo sobre problemas em cinco bairros
Durante a pandemia, sessões acontecem via SDR (Sistema de Deliberação Remoto)
A falta de abastecimento de água nos bairros Bosque da Água Branca, Jardim Elite, Nova América, Piracicamirim e Eldorado/Cecap motivou a apresentação de dois requerimentos com pedidos de informações ao Executivo. Os textos foram votados na Câmara nesta quinta-feira (20), quando ocorreram as 32ª e 33ª reuniões extraordinárias, com 27 proposituras para análise dos parlamentares.
Sobre o requerimento 407/2020, um áudio foi exibido durante a sessão. Nele, o síndico do condomínio Del Giardino lll relata o problema da falta de água. Segundo a propositura, o problema também acontece nos condomínios Santa Clara, Spazio Montebello e Sagitários, localizados nos bairros Bosque da Água Branca, Jardim Elite, Nova América e Piracicamirim.
Já o requerimento 409/2020 cita que a falta de água é rotineira no bairro Eldorado/Cecap. O autor da propositura quer saber quais providências serão adotadas pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) para que o problema seja resolvido.
Dos 10 requerimentos votados nesta quinta, outros três questionam o Executivo sobre ações na área da saúde: a demanda de atendimento e realização de procedimentos cirúrgicos na Clínica de Olhos, no requerimento 406/2020; a falta de equipamentos para tratamento da diabetes nas farmácias municipais (requerimento 410/2020); enquanto o requerimento 412/2020 pergunta da possibilidade de reabertura temporária da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Cristina.
Ainda entre os requerimentos, o de número 413, traz o questionamento sobre a cobrança de estacionamento rotativo pago (zona azul) em Piracicaba.
Os parlamentares votaram três moções, sendo duas de aplausos e uma de apelo (91/2020), pela manutenção do Instituto Florestal. Neste caso, o texto solicita a retirada do artigo 66 do projeto de lei 529/2020, em tramitação na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). A moção seguirá para o Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura do Município de Piracicaba, Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), além da direção do próprio instituto e à Alesp.
Em redação final foi aprovado o projeto de lei 244/2019, para a inclusão do "Dia da Reflexão sobre Doenças Inflamatórias Intestinais" no calendário oficial de eventos do município.
Os vereadores votaram projetos de lei para denominação de vias e equipamentos públicos. Houve também a aprovação de requerimentos de votos de congratulações.
As reuniões extraordinárias foram realizadas via SDR (Sistema de Deliberação Remoto), em que apenas o presidente da Câmara permaneceu no plenário "Francisco Antonio Coelho" para a condução dos trabalhos, enquanto a participação dos demais vereadores ocorre por videoconferência, em seus gabinetes ou residências. A ação faz parte dos protocolos para evitar a aglomeração de pessoas, no período da pandemia da covid-19. A população pode acompanhar a transmissão ao vivo pela TV Câmara, Facebook, YouTube, rádio Câmara Web e rádio Educativa FM.