PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE FEVEREIRO DE 2020

Câmara aprova Dia de Reflexão sobre Doenças Inflamatórias Intestinais


Projeto de lei é de autoria do vereador Lair Braga



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Texto apresentado por Lair Braga recebeu emenda de Pedro Kawai



A Câmara de Vereadores de Piracicaba aprovou, na noite desta segunda-feira (17), na quinta reunião ordinária de 2020, o projeto de lei 244/2019. De autoria do vereador Lair Braga (SD), o projeto institui o Dia Municipal de Reflexão sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais no Calendário Oficial de Eventos do Município. A data será comemorada anualmente no dia 16 de novembro, Dia Municipal dos Ostomizados.

Segundo Lair Braga, o Dia Municipal de Reflexão sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais tem por objetivo difundir a orientação e esclarecimento sobre a doença, especialmente sobre o que é, como é adquirida, sintomas e tratamentos; promover a saúde e qualidade de vida e conscientizar a sociedade e autoridades públicas para que divulguem cada vez mais informações sobre esta doença.

O texto do projeto de lei foi aprovado com a emenda 1, do vereador Pedro Kawai (PSDB), aprovada pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação. O parlamentar pediu que o Dia Municipal de Reflexão sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais fosse comemorado no dia 16 de novembro (até então seria em 19 de maio), sugerindo que a mesma aconteça no Dia Municipal dos Ostomizados.

“As pessoas ostomizadas são aquelas que precisam passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação’, contou Kawai na emenda.

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS -  "As causas das doenças intestinais inflamatórias não são conhecidas, mas evidências sugerem que bactérias normais do intestino desencadeiam uma reação imunológica anormal em pessoas com pré-disposição genética. Podem estar ligadas a fatores hereditários e imunológicos, podendo ser agravadas pelos hábitos de vida", destacou o parlamentar.

No texto do projeto de lei, Lair também cita que essas doenças afetam pessoas de todas as idades, de ambos os sexos, mas, geralmente, começam antes dos 30 anos, comumente entre 14 e 24 anos. Algumas pessoas têm seu primeiro ataque entre os 50 e 70 anos. 

"Pacientes com as doenças intestinais inflamatórias possuem maior risco de câncer colateral em relação à população sem a doença. A colonoscopia é o melhor método para diagnosticar e tratar lesões potencialmente cancerosas relacionadas", contou o vereador.

Lair Braga também alerta a população sobre os dois principais tipos de doenças intestinais inflamatórias, sendo elas a Colite Ulcerativa e a Doença de Crohn. De acordo com o parlamentar, essas duas doenças têm muitas semelhanças e, às vezes, são difíceis de serem distinguidas. Contudo, há várias diferenças. Por exemplo: a doença de Crohn pode afetar qualquer parte do trato digestivo, ao passo que a colite ulcerativa quase sempre afeta apenas o intestino grosso.

"Pessoas com doença de Crohn normalmente têm diarreia crônica e dor abdominal. A pessoa com colite ulcerativa normalmente tem episódios intermitentes de dores abdominais e diarreia sanguinolenta. Em ambas as doenças, as pessoas com diarreia persistente podem perder peso e se tornar desnutridas", contou Lair.

De acordo com o vereador, às vezes as doenças inflamatórias intestinais podem afetar outras partes do corpo como, por exemplo, articulações, olhos, boca, fígado, vesícula biliar e pele. "Essas doenças também elevam o risco de câncer em áreas afetadas do intestino", disse.

Embora não haja cura, destaca Lair, muitos medicamentos, incluindo aminossalicilatos, corticosteroides, medicamentos imunomoduladores, agentes biológicos e antibióticos, podem ajudar a reduzir a inflamação e aliviar os sintomas. "Pessoas com a doença muito aguda precisam de cirurgia, em algumas situações", reforçou.



Texto:  Ana Caroline Lopes
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Lair Braga

Notícias relacionadas