19 DE AGOSTO DE 2022
Matéria-prima para fabricação do medicamento está em falta, alerta vereadora
Vereadora Ana Pavão (PL) defendeu articulação política para que medicamento não falte
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou em regime de urgência, na 34ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (18), a moção 146/2022, de autoria da vereadora Ana Pavão (PL), de apelo à Frente Parlamentar de Combate ao Câncer da Câmara dos Deputados e ao deputado federal Guiga Peixoto (PSC) para averiguação da importação e distribuição do medicamento ONCO – BCG.
De acordo com a parlamentar, a terapia com o bacilo de Calmette-Guerin (BCG) é considerada a imunoterapia intravesical mais eficaz para o tratamento de câncer de bexiga em estágio inicial. Ela ainda explica, na propositura, que a vacina BCG é administrada diretamente na bexiga através de um cateter, o que é menos agressivo para o paciente e causa menos danos ao sistema imunológico. O medicamento destrói as células cancerígenas em crescimento.
“A falta destes medicamentos na rede de saúde, além de causar um declínio ao tratamento da doença, causa também um transtorno emocional para o paciente, pois este fica inseguro ao andamento do tratamento”, analisa a vereadora, no texto da moção.
Em plenário, a parlamentar disse que a matéria-prima para a produção do medicamento está em falta e que é necessária uma mobilização política para que não haja desabastecimento para os pacientes oncológicos do município. Confira, no vídeo, a fala da vereadora.