02 DE SETEMBRO DE 2014
Requerimento foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira
Câncer de próstata é o tumor que mais atinge homens, informa parlamentar
O vereador Luís Beltrame (PPS) solicitou por meio do requerimento 784/2014, informações ao Executivo sobre a demora no atendimento médico do setor de urologia, no Centro de Especialidades. Segundo o parlamentar, a espera é de aproximadamente 24 meses.
Ao utilizar dados do Datasus (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde), o parlamentar informa que o câncer de próstata é o tumor que mais atinge homens, tanto no Brasil quanto no mundo. Em média, são 60 homens a cada cem mil. Em 2012, foram mais de 60 mil novos casos diagnosticados. No mesmo ano, foram pouco mais de 12 mil mortes.
Beltrame foi procurado por usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) que possuem agendamento para o mês de agosto de 2014, mas estão sendo chamados os pacientes das consultas do ano de 2012. Outro problema é em relação ao quadro de funcionários, pois só existem dois especialistas em urologia, o que impossibilita o atendimento em tempo adequado para o diagnóstico de doenças.
O vereador questiona se a prefeitura tem conhecimento da demora e se o número de profissionais é suficiente para suprir a demanda. Em caso afirmativo, quer saber porque existem usuários ainda há esperas desde 2012 e, em caso negativo, qual a demanda existente e o tempo entre o agendamento e a consulta.
Ainda na propositura, ele quer saber se quais seriam as providências para agilizar o atendimento das consultas agendadas se realmente a demanda for maior.