
21 DE AGOSTO DE 2020
Homenagem foi aprovada nesta quinta-feira.
A Câmara concederá a moção de aplausos 93/2020 à Base de Aviação de Piracicaba, pelos 10 anos de criação. A homenagem foi aprovada na 33ª reunião extraordinária, nesta quinta-feira (20). A homenagem será entregue ao secretário de Estado da Segurança Pública, João Camilo Pires de Campos, e ao comandante geral da PM, Fernando Alencar Medeiros.
Com investimentos estaduais em R$ 35,9 milhões, a base foi criada em 18 de agosto de 2010. A solenidade que marcou a ocasião teve a participação do então secretário de Segurança Pública. Na data, aconteceu a entrega do helicóptero Águia 19 (modelo Esquilo AS-350-B2) ao CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior de Piracicaba).
Inicialmente, sua instalação ocorreu em sede alugada, para três anos depois conquistar sede própria, no Aeroporto Comendador Pedro Morgante (rua Horácio Cerione, 865). Entre os eventos realizados estão os QAP (Quartéis Abertos ao Público), anual e de caráter social, cuja 10ª edição ocorreu em 22 de novembro do ano passado e reuniu aproximadamente 9.000 pessoas, entre crianças assistidas por instituições sociais, cuidadores e seus familiares.
A sede própria permitiu ainda que a base fosse o centro formador de pilotos do Comando de Aviação da Polícia Militar. Na primeira turma, a tenente Lara Carolina Duarte se tornou a primeira mulher piloto de helicópteros da PM de São Paulo.
Entre as ações que merecem destaque estão o resgate de dois dos 11 dos trabalhadores vítimas da queda de uma estrutura de metal e concreto de um viaduto sobre a rodovia SP-147, o resgate das vítimas em Brumadinho, Minas Gerais, e da queda de aeronave na região de São Pedro, onde também combateram a incêndio na Serra de São Pedro.
"As mais de 3500 horas de vôo, 3298 missões, 870 pessoas detidas, 117 armas apreendidas, 799 veículos recuperados, 15 pessoas salvas, mostram que a Polícia Militar estava correta em propor e executar esse ambicioso projeto de expansão, que contou com o apoio de muitos, conhecidos e anônimos que, de uma forma ou de outra colaboraram e colaboram para o sucesso das missões de executar operações de segurança pública, preservar vidas, proteger o patrimônio e potencializar todas as atividades da Polícia Militar do Estado de São Paulo", diz a moção.