PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE MARÇO DE 2020

Bandeira defende repasse do fundo eleitoral no combate ao coronavírus


Moção de apelo ao Congresso pede a transferência dos fundos eleitoral e partidário para o Ministério da Saúde, como combate à pandemia do Covid-19



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Parlamentar exemplificou gravidade da doença ao citar chanceler alemã






A Câmara aprovou, na reunião ordinária desta quinta-feira (20), a moção 43/2020, de apelo ao Congresso Nacional para que transfira imediatamente todo o recurso destinado ao Fundo Eleitoral e ao Fundo Partidário para o Ministério da Saúde, a fim de combater a pandemia da  Covid-19.

De acordo com o vereador André Bandeira (PSDB), autor da propositura, o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, mais conhecido como ‘fundão eleitoral’, conta com mais de R$ 2 bilhões para financiar campanhas de candidatos em eleições. Além disso, as siglas ainda contam com mais R$ 1 bilhão do Fundo Partidário para as despesas com atividades das legendas.

O parlamentar afirma que, neste momento, é necessário o máximo de recursos possíveis para o enfrentamento do vírus. “Percebe-se que o vírus se espalha rápido pelo mundo e o aumento de novos casos cresce a todo o momento. Esta é uma causa de todo o Brasil e não há motivos para não utilizar esse dinheiro em prol de toda a população”, ressaltou Bandeira.

Diante do aumento dos casos de coronavírus, os Estados têm tomado sérias medidas para evitar a propagação do novo vírus, como a suspensão de eventos com grande aglomeração de público, suspensão de aulas e até concursos públicos. O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB), publicou, no Diário Oficial do Município, nesta quinta-feira (19), o Decreto 18.225/2020, o qual declara que Piracicaba está em “situação de emergência”. 

O Centro de Contingência para o Coronavírus do Governo do Estado de São Paulo informou que já há transmissão comunitária da doença em território paulista e que projeta para os próximos meses pelo menos 460 mil infectados pela Covid-19 no Estado, contando os casos assintomáticos (sem sintomas).

Após a votação da propositura, André Bandeira agradeceu os parlamentares pela aprovação. Ele citou a frase da chanceler alemã Angela Merkel, de que o coronavírus é “o maior desafio” para a Alemanha desde Segunda Guerra Mundial.



Texto:  Raquel Soares
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas