PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE MARÇO DE 2019

Bandeira cobra vagas de estacionamento para pessoas com deficiência


Segundo parlamentar, o direito às vagas não é um privilégio, e sim um direito



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O vereador André Bandeira (PSDB), por meio das indicações 412, 413 e 414, todas de 2019, solicitou do Executivo a instalação de vagas de estacionamento de embarque e desembarque reservadas para pessoas com deficiência em escolas públicas da cidade. A pedido de uma munícipe que possui uma criança com deficiência, o parlamentar requisitou as instalações em três escolas municipais da cidade: Olindo Rizzato Paschoal (rua Benedito Glicério Teixeira, 81, Piracicamirim), Mario Chorilli (rua João Tedesco,784, Água Branca) e Olivia de Almeida Carvalho Feres (rua Fernando Barella, 30, Jardim Pombeva).

Segundo a reclamante, em várias escolas não há vagas para estacionar e embarcar a filha. "Em relação à vaga reservada, há alunos com deficiência na escola que necessitam utilizá-la, uma vez que, ao contrário das pessoas sem deficiência, que possuem total mobilidade e podem estacionar em locais mais distantes, as pessoas com deficiência possuem a mobilidade reduzida, sendo extremamente necessário facilitar o acesso, afim de promover a cidadania e inclusão", disse o vereador. 

Ainda de acordo com Bandeira, as vagas não são um privilégio, mas sim uma necessidade e um direito, já que a legislação brasileira prevê que sejam reservadas vagas de estacionamento próximas aos acessos de circulação de pedestres para garantir a plena acessibilidade.

EMBARQUE E DESEMBARQUE - Neste caso, segundo o parlamentar, há a necessidade pois, por não haver vagas nos locais, qualquer carro pode estacionar em frente à escola, o que atrapalha o fluxo desses alunos, os fazendo atravessar a rua para chegar às escolas. "Isso aumenta o risco de acidentes de trânsito e coloca a vida das pessoas em risco", ressaltou Bandeira.

 



Texto:  Assessoria parlamentar Ana Caroline Lopes
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Infraestrutura Urbana André Bandeira

Notícias relacionadas