30 DE SETEMBRO DE 2022
Líder da banda, o trompetista Souza, recebeu o quadro alusivo ao voto de congratulações na solenidade
Vereador Reinaldo Pousa destacou importância da banda para o cenário cultural da cidade
Após 48 anos de sucesso, muita música e ritmo, a Banda Opus recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de Piracicaba através do voto de congratulações disposto no requerimento 674/2022, de autoria do vereador Reinaldo Pousa. A solenidade para entrega da honraria foi realizada nesta quinta-feira (29), na Sala da Presidência, com a presença de músicos da banda e familiares.
O grupo musical surgiu em 1974, época em que os artistas brasileiros Roberto Carlos, Wilson Simonal, Morris Albert, Ed Carlos e as bandas Earth Wind & Fire, Chicago entre outras ditavam o sucesso. Alguns integrantes do Conjunto RG Sons se reuniram a outros jovens e formaram o Conjunto Musical Opus.
Da primeira formação, participaram Benedito de Souza Antônio, Guilherme Lutgens Neto, Ângela Maria Ferreira, Nicolau Lutgens, Glem Miller S. de Souza Antônio, e Benedito de Souza, o Belito, todos com média de 21 anos de idade. O primeiro grande espetáculo ocorreu no Clube Atlético Piracicabano, no dia 1 de junho de 1974, com muito sucesso.
De Musical Opus, passou a Banda Musical Opus, para fixar-se com o nome de Banda Opus. O grupo se apresentou em vária cidades da região e também em outros estados. Por cerca de 12 anos consecutivos, animou o evento para escolha do Aprendiz Padrão, que era promovido pelo Centro de Reabilitação de Piracicaba, além de espetáculos beneficentes em favor do Crami, da Caritas, entre outros.
“Ainda viva em todos os corações e gerações onde essa banda tocou, constante nas lembranças de bailes de debutantes, formaturas, bailes de Havaí, clube das cidades e região, tenho a honra e o privilégio de poder trazer para fazer parte da nossa história e registrar nossos agradecimentos por proporcionar momentos inesquecíveis, acalentando corações”, destacou o autor, na propositura.
Líder da banda - Da formação original, apenas Benedito de Souza Antônio, mais conhecido como Souza, trompetista, permanece na direção da banda, juntamente com seus filhos. Hoje, a banda conta com 14 profissionais, como os músicos Marcos Alexandre Cardoso, Jaqueline Ferreira, Sérgio Oliveira Santos e Adriano Vitti, além de dançarinos e mais 17 funcionários de apoio para os eventos.
Na solenidade, Souza recebeu a homenagem, como um dos fundadores e diretores da banda. “Não é à toa que uma banda dura tantos anos”, destacou Pousa. “Com certeza é essa dedicação, o gesto com todos os participantes da banda, essa integração da família, todos interligados a você, Souza. Se a sua emoção é grande, a minha, senão é igual, é maior”.
Como líder do grupo, Souza resumiu as últimas décadas como “48 anos de festa”. “Agradeço a todos os que participaram da banda, desde o início, são todos amigos. Esta honraria é de todos”, afirmou. Ele ainda fez um agradecimento especial à esposa, Maria Aparecida Sant’Ana Antonio, que, segundo ele, “é o esteio da banda”, atuando, durante tantos anos nos bastidores dos espetáculos.