15 DE JANEIRO DE 2020
Convocado pelo vereador Paulo Campos (PSD), evento acontece hoje (15), às 19h30, na Câmara
Devido a frequentes reclamações recebidas na Câmara, por conta da demora das consultas, exames e cirurgias nas áreas de oftalmologia e ortopedia, o vereador Paulo Campos (PSD) protocolou o requerimento 1038/2019, aprovado na Câmara, que convoca, nesta quarta-feira (15), a partir das 19h30, audiência pública para cobrar informações de representantes do poder público municipal.
“As principais reclamações são por conta da demora das cirurgias de catarata e de coluna, joelho e articulações”, aponta o parlamentar, no texto da propositura. Ele defende que o SUS (Sistema Único de Saúde) tem a missão de oferecer acesso integral, universal e igualitário à população brasileiras e todos têm direito às ações e serviços necessários para promoção, proteção e recuperação da saúde.
“A demora de cirurgias, além de trazer problemas sérios para saúde do paciente, também contribui para a judicialização dos casos, causando grandes prejuízos ao serviço público e desgaste emocional ao paciente que procura a Justiça para ter seu direito garantido”, conclui o parlamentar.
Foram convocados para a audiência pública o secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, e os médicos auditores Ronald Ricci Júnior, Américo Ferraz de Oliveira, Luiz Alberto Mansano e Ronaldo José de Lima. Também foram convidados o prefeito Barjas Negri e a assistente social Maria Elisa Botene Usberti.
A audiência acontece no Plenário Francisco Antonio Coelho, com entrada pelo prédio principal da Câmara (rua Alferes José Caetano, 834, Centro). O espaço é acessível para cadeirantes. Para participar, basta apresentar um documento com foto na recepção da Casa de Leis. Não é necessária inscrição prévia.