PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE MAIO DE 2018

Associação Ilumina recebe moção de aplausos pelos 10 anos de campanha


Vereadores Pedro Kawai e Gilmar Rotta entregaram homenagem nesta quinta-feira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (5 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (6 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (7 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução





A Associação Ilumina, que completou 10 anos da Campanha Ilumina de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer, recebeu nesta quinta-feira (3), na 24ª reunião ordinária, a moção de aplausos 161/2017, dos vereadores Gilmar Rotta (MDB) e Pedro Kawai (PSDB).

"Quero ressaltar que no ano de 2002, quando a doutora Adriana Brasil saiu do Rio de Janeiro e veio para Piracicaba, trouxe junto, na mala, um sonho. Esse sonho se realizou e está aqui, com a associação e o hospital sendo construído", disse Gilmar Rotta. "Através de nós, vereadores, Piracicaba parabeniza a associação", completou ele.

Para o vereador Pedro Kawai, é importante destacar o trabalho dos 240 voluntários da entidade. "Um trabalho que é tão brilhante e tão importante para uma cidade do porte de Piracicaba. Vocês conseguem com que isso seja transformado em amor, carinho e determinação", declarou.

Adriana Brasil, presidente fundadora da Ilumina, esteve na Câmara acompanhada da atual presidente da entidade, Christianne Guilhon Martelotta Amalfi. "Esse é um projeto que é feito por uma necessidade, por uma demanda, e é feito em nome das pessoas", disse Adriana, cumprimentando o primeiro paciente da Ilumina, José Moacir Martins, que se curou de três tipos de câncer e hoje faz parte do conselho da associação.

A Ilumina atua em 26 municípios da região. Somente com a campanha de prevenção, foram realizados, em média, 6,5 mil atendimentos de prevenção e diagnósticos de diversos tipos de câncer, como o de mama, colo de útero, próstata, boca, pulmão, entre outros. Para que as ações sejam desempenhadas há a parceria com o Hospital do Câncer de Barretos, que a cada edição anual disponibiliza a Carreta de Prevenção.

Em 2017, a associação conquistou o Hospital de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer, cujas obras começaram em dezembro do ano passado no loteamento Altos do Taquaral, no bairro Pompeia, e a cerimônia de lançamento da pedra fundamental aconteceu em 2 de abril. O foco é reduzir de 80% para 10% o diagnóstico tardio da doença.

A obra foi possível por meio de repasse de R$ 27 milhões do MPT (Ministério Público do Trabalho) de Campinas, provenientes de fundo de indenização do caso Shell-Basf, de contaminação do solo em Paulínia.

Atualmente, a Associação Ilumina atende cerca de 6 mil pessoas por ano em Piracicaba. Com a construção do hospital, a instituição terá capacidade para fazer, por ano, 20 mil mamografias, 16,3 mil exames de Papanicolau, 10,3 mil consultas especializadas, 74,5 mil atendimentos, 15 mil consultas de dermatologia, 3 mil cirurgias ambulatoriais e 61 mil procedimentos especializados (como biópsias, cirurgia de pele).

 

 



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Homenagem Gilmar Rotta Pedro Kawai

Notícias relacionadas