12 DE ABRIL DE 2019
Entidade irá receber moção de aplausos por iniciativa do vereador André Bandeira (PSDB)
Moção foi aprovada nesta quinta-feira (11), na 19ª reunião ordinária
O vereador André Bandeira (PSDB) irá entregar moção de aplausos ao presidente da AUMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas) de Piracicaba, Sinivaldo Pinto da Silva, pelos 20 anos de fundação da associação na cidade. A moção 59/2019 foi aprovada nesta quinta-feira (11), durante a 19ª reunião ordinária.
A AUMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas) de Piracicaba, fundada em 1999, é uma associação sem fins lucrativos que presta assistência e desenvolve programas de amparo, ajuda, adaptação, reabilitação e integração social às pessoas com espectro autista, atendendo o município de Piracicaba e cidades vizinhas, como Saltinho e Rio das Pedras.
A associação foi criada devido à necessidade de órgão especializado no atendimento de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), identificada por um grupo de pais e amigos de pessoas com essa condição. O prefeito, na época, Humberto de Campos, repassou um local que não estava sendo utilizado pela prefeitura para tornar-se a sede da entidade, no quilômetro 15 da rodovia SP-135, no bairro Conceição. A sede foi fundada em 30 de junho de 1999, com João Aparecido Bispo de Aragão como representante legal.
Na época, Aragão procurou os vereadores para que a Secretaria de Educação repassasse verbas para a instituição. Atualmente, a instituição está na rua Leontino Boscariol, 70, no bairro Morumbi. A entidade oferece atendimento nas áreas de pedagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, educação física, psicologia, serviço social e clínica geral e atende cerca de 70 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos.
“O objetivo da AUMA é contribuir para que a sociedade compreenda o que é o TEA, estabelecendo relação baseada em controle, segurança, confiança e amor, facilitando a compreensão e assimilação de conceitos básicos para que possam participar em sociedade com melhor qualidade de vida”, disse André Bandeira.
O vereador utilizou a tribuna para elogiar a entidade e comentar sobre a falta de recursos da instituição. "Temos grande quantidade de autistas no município e, infelizmente, a AUMA não tem condições de atender a todos devido à falta de estrutura para dar conta de tantas demandas."
André Bandeira comentou sobre evento em que participou com o vereador Pedro Kawai (PSDB), quando foram entregues equipamentos para pessoas com deficiência.
O parlamentar também falou sobre "problema de segurança" na instituição, que resultou em constantes situações de furto. "Foram seis ou sete assaltos consecutivos ali", informou. "Foram furtados computador e celular de funcionários, mas, graças a Deus, o problema, até onde a gente sabe, foi resolvido", concluiu.