10 DE DEZEMBRO DE 2013
De autoria de Paiva, projeto de lei dá o nome de "Valquíria Sanches Coletto Antiqueira" à rua 14 do Jardim Monte Feliz, no bairro Água Branca.
Projeto de lei de Paiva foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira
A Câmara aprovou, na reunião ordinária desta segunda-feira (9), a nova redação ao projeto de lei 343/2013, que denomina de "Valquíria Sanches Coletto Antiqueira" a rua 14 do Jardim Monte Feliz, no bairro Água Branca. A autoria é do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT).
Nascida em Piracicaba, em 5 de dezembro de 1962, Valquíria era filha de Amélia e João Coletto Filho. Morou toda a vida na região da Vila Resende, onde cursou os ensinos fundamental e médio.
Ainda jovem, começou a trabalhar para contribuir com os rendimentos da família. Fez de tudo um pouco, desde babá até serviços em estabelecimentos comerciais do bairro. E, justamente em um de seus empregos, na Comercial Monteiro, conheceu Gilberto Aparecido Antiqueira, com quem se casou em 20 de dezembro de 1980 e teve os filhos Lucas e Moisés.
Valquíria passou, então, a dedicar-se apenas aos cuidados da casa e à educação das crianças. Gostava de ler (hábito que, seguido pelos filhos, os fez se tornarem professores universitários) e de cozinhar. Estudiosa da doutrina kardecista, participava de atividades na União Espírita de Piracicaba e na Sociedade Espírita Casa do Caminho.
"Valquíria ajudou diversas pessoas, muitas das quais pouco conhecia, proporcionando um auxílio financeiro quando podia e, em especial, uma palavra de conforto e um ouvido amigo. Na terra, cumpriu seu papel de mulher e mãe exemplar que, silenciosamente, buscava contribuir para tornar o mundo de sua família e de muitas outras pessoas que dela precisavam um pouquinho melhor", ressalta Paiva.
Valquíria morreu em 6 de maio de 2009.