PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE MARÇO DE 2018

André Bandeira sugere educação física inclusiva em escolas municipais


Piracicaba teve um aumento considerável de crianças com deficiência matriculadas na rede municipal de ensino



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador André Bandeira (PSDB) é o autor da indicação 51/2018 que solicita ao Executivo, através da Secretaria de Educação, que implante o “Programa Educação Física Inclusiva” na rede municipal de ensino.

“Meu pedido se deve ao fato do aumento considerável de crianças com alguma deficiência matriculadas em nossas escolas”, explicou o parlamentar que enfatiza que a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física é uma realidade cada vez mais marcante. “Estamos vivendo um momento no qual a sensibilidade individual e coletiva em relação à diversidade humana tem proporcionado um maior comprometimento dos professores de educação física com suas aulas e, consequentemente, colaborado para a efetivação e participação dos alunos com deficiências nas atividades curriculares”, acrescentou.

Segundo dados, ao longo da história, muitos dos espaços sociais foram negados à pessoa com deficiência e, entre eles, o espaço escolar, em especial nas aulas de educação física. Conforme informações do legislador, o acesso a um sistema educacional inclusivo em todos os níveis pressupõe a adoção de medidas de apoio específicas para garantir as condições de acessibilidade necessárias à plena participação e autonomia dos estudantes com deficiência em ambientes que maximizem seu desenvolvimento acadêmico e social; a “educação física inclusiva tem preconizado outro significado de corpo. Prevalece, em suas atividades, contra a busca do individual em prol de uma educação física mais coletiva e, nesta perspectiva, o corpo deixa de ter um entendimento mais focado em sua dimensão biológica” e, segundo o parlamentar, passa a valorizar as possibilidades de movimento e a convivência social. “Os objetivos pedagógicos destas aulas estão sendo estabelecidos a partir das possibilidades de cada aluno.  Os professores, normalmente, acostumados a um trabalho individualista, são chamados, neste contexto, a se interrogar sobre suas prioridades de educadores e sobre os meios que privilegiam”, aborda Bandeira.

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - O esporte para pessoas com deficiência teve seu início após a Primeira Guerra Mundial como forma de tratamento de soldados que adquiriram impedimentos permanentes. No final da Segunda Guerra, houve um novo impulso no seu desenvolvimento, principalmente a partir de tratamentos desenvolvidos no Stoke Mandeville Hospital, na Inglaterra. Nessa época, ainda persistia a visão do esporte como auxiliar ao tratamento médico. A partir dos jogos anuais desenvolvidos nesse hospital, o movimento ganhou força, culminando com a criação das primeiras Paralimpíadas, em 1960, na cidade de Roma. A Paralimpíada é um evento realizado logo após as Olimpíadas, do qual participam somente atletas com deficiência.

No Brasil, o esporte adaptado foi introduzido no final da década de 1950. A participação brasileira em eventos esportivos internacionais para pessoas com deficiência ganha expressão desde então, tendo o país alcançado o sétimo lugar na última Paralimpíada, em 2012, na cidade de Londres.



Texto:  Comunicação Assessoria parlamentar


Educação André Bandeira

Notícias relacionadas