14 DE MARÇO DE 2018
Piracicaba teve um aumento considerável de crianças com deficiência matriculadas na rede municipal de ensino
O vereador André Bandeira (PSDB) é o autor da indicação 51/2018 que solicita ao Executivo, através da Secretaria de Educação, que implante o “Programa Educação Física Inclusiva” na rede municipal de ensino.
“Meu pedido se deve ao fato do aumento considerável de crianças com alguma deficiência matriculadas em nossas escolas”, explicou o parlamentar que enfatiza que a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física é uma realidade cada vez mais marcante. “Estamos vivendo um momento no qual a sensibilidade individual e coletiva em relação à diversidade humana tem proporcionado um maior comprometimento dos professores de educação física com suas aulas e, consequentemente, colaborado para a efetivação e participação dos alunos com deficiências nas atividades curriculares”, acrescentou.
Segundo dados, ao longo da história, muitos dos espaços sociais foram negados à pessoa com deficiência e, entre eles, o espaço escolar, em especial nas aulas de educação física. Conforme informações do legislador, o acesso a um sistema educacional inclusivo em todos os níveis pressupõe a adoção de medidas de apoio específicas para garantir as condições de acessibilidade necessárias à plena participação e autonomia dos estudantes com deficiência em ambientes que maximizem seu desenvolvimento acadêmico e social; a “educação física inclusiva tem preconizado outro significado de corpo. Prevalece, em suas atividades, contra a busca do individual em prol de uma educação física mais coletiva e, nesta perspectiva, o corpo deixa de ter um entendimento mais focado em sua dimensão biológica” e, segundo o parlamentar, passa a valorizar as possibilidades de movimento e a convivência social. “Os objetivos pedagógicos destas aulas estão sendo estabelecidos a partir das possibilidades de cada aluno. Os professores, normalmente, acostumados a um trabalho individualista, são chamados, neste contexto, a se interrogar sobre suas prioridades de educadores e sobre os meios que privilegiam”, aborda Bandeira.
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - O esporte para pessoas com deficiência teve seu início após a Primeira Guerra Mundial como forma de tratamento de soldados que adquiriram impedimentos permanentes. No final da Segunda Guerra, houve um novo impulso no seu desenvolvimento, principalmente a partir de tratamentos desenvolvidos no Stoke Mandeville Hospital, na Inglaterra. Nessa época, ainda persistia a visão do esporte como auxiliar ao tratamento médico. A partir dos jogos anuais desenvolvidos nesse hospital, o movimento ganhou força, culminando com a criação das primeiras Paralimpíadas, em 1960, na cidade de Roma. A Paralimpíada é um evento realizado logo após as Olimpíadas, do qual participam somente atletas com deficiência.
No Brasil, o esporte adaptado foi introduzido no final da década de 1950. A participação brasileira em eventos esportivos internacionais para pessoas com deficiência ganha expressão desde então, tendo o país alcançado o sétimo lugar na última Paralimpíada, em 2012, na cidade de Londres.