PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE MARÇO DE 2019

André Bandeira enviará moção de apelo ao governador João Dória


Apelo aponta a falta de estoque de bolsas de colostomia, ileostomia e urostomia, sonda vesical de demora, e coletor de urina com conector



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Parlamentar declara urgência para o fornecimento desses materiais



O vereador André Bandeira (PSDB) entregará a moção de apelo 28/2019 ao governador do Estado de São Paulo, João Dória, para que reestabeleça com urgência o fornecimento de bolsas de colostomia, ileostomia e urostomia, sonda vesical de demora, e coletor de urina com conector, em Piracicaba. A propositura foi aprovada na noite desta quinta-feira (28), na 8ª reunião ordinária.

Pacientes que sofrem com problemas na bexiga, como a disfunção urinária, geralmente decorrentes de lesão medular e disfunção na musculatura pélvica, bem como ostomizados, necessitam de diversos cuidados especiais para a promoção da saúde.

O uso de bolsas de colostomia, ileostomia e urostomia, sonda vesical de demora e coletor de urina com conector são fundamentais, pois muitas vezes esses pacientes não conseguem controlar suas necessidades fisiológicas.

Estes procedimentos precisam ser realizados a cada 4h ou 6h, para o alivio do intestino ou bexiga, dependendo de cada caso.

Constantemente não há estoques desses materiais na cidade, e o planejamento é feito pelo DRS (Departamento Regional de Saúde de Piracicaba), que realiza o planejamento periódico de estoques para o consumo e uma margem de segurança.

Diversos pacientes, pela impossibilidade econômica de adquirirem os materiais nas quantidades necessárias, acabam por reaproveitá-los, o que não é recomendado pelas melhores práticas de higiene e saúde, visto que algumas doenças no trato urinário podem surgir pela má utilização da sonda.



Texto:  Fernanda Rizzi


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas