
01 DE MARÇO DE 2019
Apelo aponta a falta de estoque de bolsas de colostomia, ileostomia e urostomia, sonda vesical de demora, e coletor de urina com conector
Parlamentar declara urgência para o fornecimento desses materiais
O vereador André Bandeira (PSDB) entregará a moção de apelo 28/2019 ao governador do Estado de São Paulo, João Dória, para que reestabeleça com urgência o fornecimento de bolsas de colostomia, ileostomia e urostomia, sonda vesical de demora, e coletor de urina com conector, em Piracicaba. A propositura foi aprovada na noite desta quinta-feira (28), na 8ª reunião ordinária.
Pacientes que sofrem com problemas na bexiga, como a disfunção urinária, geralmente decorrentes de lesão medular e disfunção na musculatura pélvica, bem como ostomizados, necessitam de diversos cuidados especiais para a promoção da saúde.
O uso de bolsas de colostomia, ileostomia e urostomia, sonda vesical de demora e coletor de urina com conector são fundamentais, pois muitas vezes esses pacientes não conseguem controlar suas necessidades fisiológicas.
Estes procedimentos precisam ser realizados a cada 4h ou 6h, para o alivio do intestino ou bexiga, dependendo de cada caso.
Constantemente não há estoques desses materiais na cidade, e o planejamento é feito pelo DRS (Departamento Regional de Saúde de Piracicaba), que realiza o planejamento periódico de estoques para o consumo e uma margem de segurança.
Diversos pacientes, pela impossibilidade econômica de adquirirem os materiais nas quantidades necessárias, acabam por reaproveitá-los, o que não é recomendado pelas melhores práticas de higiene e saúde, visto que algumas doenças no trato urinário podem surgir pela má utilização da sonda.