PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE SETEMBRO DE 2013

Ameaças fazem desfile ser cancelado; vereadores lamentam


Pais de alunos relataram preocupação com a segurança de seus filhos após grupos convocarem "membros para ações durante o desfile", conforme nota emitida pela Prefeitura.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Preocupação em relação à segurança dos alunos motivou cancelamento






Vereadores manifestaram "tristeza" com a notícia do cancelamento do desfile de Sete de Setembro, que aconteceria no próximo sábado.

Em comunicado emitido nesta quinta-feira (5), o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) e a Comissão de Eventos Cívicos decidiram suspender o tradicional ato que celebra o Dia da Independência do Brasil por conta da preocupação relatada por pais de alunos em relação à segurança de seus filhos.

De acordo com a nota, lida em reunião ordinária pelo primeiro secretário da Mesa Diretora, José Aparecido Longatto (PSDB), "grupos estão convocando pelas redes sociais seus membros para ações durante o desfile, que costumam ir além da simples distribuição de panfletos ou discursos".

A insegurança citada pelos pais dos estudantes levou à "baixa adesão de alunos das escolas municipais e estaduais interessados em participar" do evento, o qual, como ressalta o comunicado, "teve forte resgate nos últimos anos na cidade". "Pesou na decisão [pelo cancelamento] a ausência das crianças no desfile, pois elas são a maior razão do evento em Piracicaba", reforça a nota.

"É com tristeza que vejo esse comunicado. O estado de anarquia está imperando nesse país. Até quando isso acontecerá não sei dizer, mas é lamentável esse tipo de atitude", comentou o vereador Laércio Trevisan Jr. (PR), ao acrescentar que tais grupos usam a liberdade de expressão como justificativa para suas ações.

José Antonio Fernandes Paiva (PT) disse que, "embora entristecido", se orgulha da decisão tomada pela Prefeitura e pela Comissão de Eventos Cívicos. "Porque me perguntaram na rua se eu levaria minhas filhas no sábado de manhã, como levei no ano passado. Eu falei com muita sinceridade: "Não". Porque havia oportunistas que não conseguem mobilizar e iriam usar o movimento para fazer dele uma via de expressão das suas razões, e isso poderia perturbar o objetivo do Sete de Setembro."

"De fato, creio ser a medida mais cabível no momento", complementou Pedro Kawai (PSDB), ao afirmar que se trata de uma "decisão infelizmente prejudicial ao desenvolvimento cívico" das crianças. "Eu, que tenho uma filha que estuda em escola municipal, sei da preocupação de todos os pais quando nos reunimos para decidir se participaríamos ou não com os nossos filhos do desfile de Sete de Setembro. E também sei do quanto foi triste para as crianças, nas escolas, em não poder participar. Temos crianças que estavam há mais de um ano ensaiando a fanfarra para o desfile de Sete de Setembro, em que hoje Piracicaba é referência na quantidade de crianças que participam dele".

O ponto de vista também foi compartilhado pelos vereadores Carlos Alberto Cavalcante (PPS) e Capitão Gomes (PP), o qual, ao usar, na sequência, a tribuna para comentar o tema, afirmou "que algumas organizações se apropriam equivocadamente ou oportunisticamente da liberdade de expressão e de manifestação do pensamento para promoção pessoal ou de terceiros".



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Cidadania Carlos Gomes da Silva Carlos Cavalcante José Paiva José Longatto Laércio Trevisan Jr Pedro Kawai

Notícias relacionadas