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16 DE OUTUBRO DE 2018

Alunos do colégio São Dimas participam do Conheça o Legislativo


Projeto abre as portas da Câmara para que os estudantes possam conhecer o funcionamento do Legislativo



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Alunos do colégio São Dimas participaram do projeto Conheça o Legislativo nesta terça-feira (16)

Alunos do colégio São Dimas participaram do projeto Conheça o Legislativo nesta terça-feira (16)
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Estagiária do Departamento de Documentação e Transparência, Alice explicou o contexto histórico de formação das Câmaras

Estagiária do Departamento de Documentação e Transparência, Alice explicou o contexto histórico de formação das Câmaras
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Alunos do colégio São Dimas participaram do projeto Conheça o Legislativo nesta terça-feira (16)

Alunos do colégio São Dimas participaram do projeto Conheça o Legislativo nesta terça-feira (16)
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Bruno Didoné, do Departamento Jurídico, explicou a função e separação dos três poderes

Bruno Didoné, do Departamento Jurídico, explicou a função e separação dos três poderes
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Alunos do colégio São Dimas participaram do projeto Conheça o Legislativo nesta terça-feira (16)



Vinte e oito alunos do 5º ano do colégio São Dimas ocuparam o Salão Nobre Helly de Campos Melges, na Câmara de Vereadores, para participar do projeto Conheça o Legislativo, na tarde desta terça-feira (16).

Acompanhados pelas professoras Samira Jomaa e Luana Benevides, as crianças ouviram a palestra da estagiária do Departamento de Documentação e Transparência, Alice Galvão Marques, que apresentou o contexto histórico da formação das câmaras.

Alice voltou até a Idade Média para explicar a formação dos feudos e seguiu até a construção da primeira Câmara em Piracicaba, em 1822. Segundo a estagiária, a Casa ficava na praça José Bonifácio, no Centro, e era comandada pelo prefeito da cidade.

Bruno Didoné de Oliveira falou sobre a formação dos três poderes, explicou a separação de Legislativo, Executivo e Judiciário, bem como a função de cada um deles.

Para finalizar, Oliveira orientou os estudantes para a simulação da votação de um projeto de lei fictício sobre a proibição do uso de celulares em ambientes escolares. Quatro alunos compuseram a mesa diretora e 23 representaram os vereadores.

Após debate, o projeto foi rejeitado, com 14 votos favoráveis e nove contrários.

Samira contou que, em sala de aula, os alunos já participaram de discussões sobre a importância do voto e a visita à Câmara foi um complemento a atividade. “No momento em que estamos vivendo é extremamente importante falar de política na sala de aula de uma forma mais suave, para que eles consigam compreender a importância do voto”, comentou.

Além disso, a professora ressaltou que o projeto é também complemento à formação do aluno como cidadão. “Quando você explica para eles, eles entendem e assim passam a dar importância. Eu, como professora, proporcionei isso para eles na teoria e hoje, aqui na Câmara, eles puderam aprender na prática”.



Texto:  Débora Bontorim Saia
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Conheça o Legislativo

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